domingo, 28 de setembro de 2008

TECNOLOGIAS: USOS SOCIAIS E INDIVIDUAIS


O Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) abriu o call for papers para os dois próximos números da revista Media & Jornalismo, o primeiro dos quais sob o tema Tecnologias: usos sociais e individuais. Diz a direcção da publicação científica:

  • A tecnologia não é neutra e a sua influência pulveriza-se em todas as áreas da actividade humana; reciprocamente, ela é incorporada no dia-a-dia de acordo com necessidades específicas que podem, eventualmente, ser distintas das que inicialmente foram pensadas como fundamento para o seu surgimento. Neste processo de tornar familiar o que é estranho, a tecnologia sofre alterações no âmbito dos usos sociais e individuais.

    Como é moldado o quotidiano pela utilização de novos meios tecnológicos? Qual a relevância de escolhas individuais no universo de uma oferta massificada de objectos/gadgets? O que sustenta as resistências sociais à introdução de novas tecnologias? Quais as margens de liberdade individual na utilização de objectos técnicos? Quais as reais reconfigurações do espaço e do tempo nas sociedades contemporâneas? O que existe de realmente novo nos chamados novos media? Como problematizar a emergência do paradigma dos self media?

    Estas são algumas das questões que a Revista Media & Jornalismo propõe para análise por parte dos investigadores interessados na temática acima indicada, convidando-os a submeterem artigos com vista à publicação num próximo número da revista.

    As propostas devem ser enviadas para a Revista até 31 de Janeiro de 2009. Aceder ao
    CIMJ para consultar as normas de apresentação dos textos.
O número posterior está subordinado ao tema Imagem e Jornalismo.

Sem comentários: