segunda-feira, 17 de abril de 2006

TESE DE MESTRADO FALA SOBRE RELAÇÃO DE JORNALISTAS E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

Hoje de manhã, com a nota máxima, defendeu tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa a aluna Lídia Marôpo, intitulada Movimentos sociais e a construção da agenda da infância e adolescência nos media noticiosos brasileiros. Um estudo de caso sobre a imprensa do Ceará.

O tema, como indica o título, é a percepção do modo como a sociedade organizada influencia a agenda sobre notícias de crianças e adolescentes nos media. Para isso, Lídia Marôpo analisou o modo como as organizações não governamentais no estado brasileiro do Ceará se profissionalizaram, através da criação de assessorias de imprensa, prémios de jornalismo e desenvolvimento de sítios de internet. A nova mestre entrevistou activistas dos movimentos de apoio às crianças e adolescentes e fez análise de discurso às notícias sobre o tema em dois jornais do Ceará, verificando que a uma maior profissionalização das fontes correspondeu um aumento de notícias sobre a infância e um maior e mais aprofundado tratamento de temas que mobilizaram o debate público: educação e violência sexual.

Como algumas conclusões, a autora reconhece que os movimentos se tornaram mais credíveis, porque: 1) se articulam em redes, 2) planeiam acções com critérios de noticiabilidade, 3) os líderes dos movimentos ganham capital cultural, e 4) as posições dos activistas encontram apoio social.

Sem comentários: