ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004
Abriu esta semana a Ilustração Portuguesa, evento organizado pela Bedeteca de Lisboa, sob o tema imprensa ilustrada, no edifício da Cordoaria Nacional (Lisboa) O núcleo central da exposição foi uma selecção dos ilustradores Alice Geirinhas, Cristina Sampaio e Vicente Ferrer. Fernanda Fragateiro, Cristina Sampaio e Pedro Zamith são dos nomes que apresentam imagens, algumas inéditas, outras publicadas em jornais e revistas como Independente, Público, Máxima e Blitz.
Para além de um núcleo de um desenhador estrangeiro, o mexicano José Posada (1852-1913), com cem ilustrações, em que cenas de costumes e a morte são elementos essenciais, faz-se uma retrospectiva da geração de ilustradores iniciados no Independente e no Público. Há ainda um espaço - uma lousa enorme - onde se pode desenhar à vontade.
A edição de ontem do jornal Público, que se associou pelo sétimo ano consecutivo ao evento, foi integralmente ilustrada por desenhadores e cartoonistas.
Aproveitei a visita à exposição para comprar o número 6 da revista Quadrado, de Maio deste ano, com uma entrevista a Joe Sacco feito por Sandy Gageiro, um levantamento de antologias de banda desenhada e um balanço anual da banda desenhada. Apreciei bastante a banda de José Manuel Saraiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário