quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

AINDA SOBRE ALEXANDRE O GRANDE

O filme de Oliver Stone estreia-se hoje na vizinha Espanha. Tal foi motivo para uma apresentação pública de Alexandre o Grande (Alejandro Magno no título castelhano), ontem em Madrid. Estiveram presentes o próprio realizador, mais Collin Farrell (que faz de Alexandre no filme) e Val Kilmer (que faz de Filipe II).

Na conversa de um hora, onde Farrell terá fumado e bebido mais do que falado, como conta o El Pais de hoje, foi destacado o facto de Angeline Jolie (que faz de mãe de Alexandre) ter apenas mais onze meses de vida que Farrell, e que este interpretou o seu papel acentuando o seu sotaque de Dublin. Grande parte da película foi rodada em Marrocos e Tailândia e o adestrador de cavalos procedeu de Toledo, ali ao lado de Madrid. A duração inicial do filme era de cinco horas, mais tarde reduzidas para cerca de três.

Foram reforçadas as ideias de que Dario (o imperador persa derrotado) aparece no filme com uma figura muito próxima de Bin Laden e que a actualidade política faz estabelecer um paralelo crescente entre Alexandre e G. W. Bush. Alexandre, aos 25 anos de idade, reinava já sobre os territórios dos actuais Egipto, Líbia, Israel, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, Afeganistão, Uzebesquistão, Paquistão e Índia. Será que Bush quer fazer o mesmo?

Sem comentários:

Enviar um comentário