sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

AMERICANOS ACREDITAM MENOS NOS MEDIA QUE OS EUROPEUS

Um estudo de opinião pública Harris (Harris Poll) revela que há menos americanos que europeus a acreditarem nos media, indica hoje o blogue Media Network Weblog.

O inquérito envolveu 2092 adultos americanos, entrevistados entre 8 e 15 de Dezembro último, ao passo que os dados europeus provêem da sondagem Eurobarometer realizada entre Fevereiro e Março de 2004 nos 25 países da União Europeia. Assim, as atitudes dos americanos face aos media são bastante mais negativas que as dos europeus. Quase 3 para 1 dos americanos não acreditam na imprensa, a divisão nos europeus é quase de metade entre os que acreditam e os que não acreditam. Embora com valores diferentes, ocorre o mesmo com a rádio e a televisão.

Nos principais cinco países da União Europeia, a confiança na rádio ultrapassa os 55% e é da ordem dos 67% em Espanha e França, enquanto a confiança na imprensa é de 61% em Espanha e 60% em França, mas baixa para os 20% no Reino Unido, devido ao jornalismo tablóide de massas. Já quanto à televisão, a confiança chega aos 59% na Alemanha e 54% no Reino Unido, mas é apenas de 37% na Itália, onde o primeiro-ministro Berlusconi detém a propriedade de vários canais.

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