LEITURAS DOS JORNAIS E DOS BLOGUES
1) Crítica ao livro de António Pinto Ribeiro (Abrigos) feita por Pedro Mexia (Diário de Notícias, 7 de Janeiro). Ideias centrais: criação, difusão e recepção artística; política cultural; urbanismo e cosmopolitismo; retrato do novo intelectual; abrigos (cafés, mercados, museus, aeroportos). A não perder, pelo rigor.
2) Rede digital de cinemas a criar pelo ICAM (Público, 7 de Janeiro; Expresso, 8 de Janeiro). Prevê-se, até ao Verão, haver cinco salas piloto em Lisboa, Tondela, Tavira e Porto. Depois, e até ao fim deste ano, chegará às 20 salas. Há ainda uma só sala com projecção digital total (Alvaláxia, Lisboa). Os filmes portugueses da Cinemateca Portuguesa serão transmitidos para esses cinemas através da internet.
3) Madragoa Filmes cria o passe cinema (Expresso, 8 de Janeiro). Pelo valor de €13 mensais ou €150 anuais, a Madragoa Filmes, de Paulo Branco, lançou um passe cinema. Tal possibilita ver até um máximo de dois filmes por dia sem pagar mais dinheiro. São 77 os cinemas do grupo Madragoa, espalhados por várias cidades do país. Em Lisboa, cobre parte significativa dos cinemas que frequento.
4) Entrevista de David Ferreira sobre o actual mercado discográfico (DN Música, 7 de Janeiro). Uma só citação: "E [o Estado] tem de intervir com urgência em três matérias: a pirataria (a física e também a digital), a rádio e o IVA". A ler com muitíssima atenção. Atendendo à mensagem do homem da EMI Music Portugal, iniciei, no lado direito deste blogue, uma campanha de incentivo à compra de música e jornais nacionais.
5) Artigo de opinião de Nuno Cintra Torres sobre a lei do audiovisual (Expresso, 8 de Janeiro). A separação nítida entre televisão de difusão terrestre (free) e televisão por cabo/satélite está a acabar em termos de modelo de negócio. As receitas (na primeira através de comercialização de tempo de emissão, na segunda através de assinatura) misturam-se no novo modelo da plataforma multicanal. A lei do audiovisual não terá seguido esta alteração, segundo o articulista.
6) A situação da livraria Buchholz (Expresso, 8 de Janeiro). Parece que não se encontra na melhor situação financeira a livraria situada na rua Duque de Palmela, em Lisboa. Estará a decorrer uma passagem de propriedade, tendente a eliminar a situação de pré-falência. Espero que a livraria recupere. Lá comprei muitos livros nestes últimos dez anos.
7) Rádio digital nos Estados Unidos em avanço (blogue Media Network Weblog, 6 de Janeiro) . 21 das principais estações americanas estabeleceram um acordo em Las Vegas, no dia 5, para acelerar a conversão de duas mil estações de AM e FM em tecnologia digital (HDRT - High Definition Radio Technology), cobrindo os principais cem mercados daquele país. Também a rádio pública (minoritária nos Estados Unidos) anunciou recentemente a sua passagem para a HDRT, com um investimento de 21 milhões de dólares. Há 175 milhões de ouvintes diários no país, quer em AM quer em FM.
8) Origem do blogue muitomentiroso (Diário de Notícias, 7 de Janeiro). O blogue notabilizou-se por escrever sobre o caso da pedofilia, mas com autores anónimos. Agora, a Polícia Judiciária parece ter descoberto a origem: o jornal Correio da Manhã.
Caro JPT: não tem de quê! Enquanto eu tiver prazer em escrever no blogue, fá-lo-ei.
ResponderEliminar