quinta-feira, 15 de setembro de 2005

garbo.JPGOS CEM ANOS DO NASCIMENTO DE GRETA GARBO

Greta Garbo nasceu em 18 de Setembro de 1905, em Estocolmo (Suécia) [e morreu em 1990]. Até agora, ela era conhecida por se ter transformado de rapariguinha feliz em gélida solteirona, ela que foi uma autêntica máquina de fazer dinheiro na MGM através dos seus filmes.

Porém, Garbo não quisera ficar sozinha na vida. Uma exposição que abre amanhã, 6ª feira, na sua cidade natal, no museu dos correios, faz luz da sua vida até 1925, aos vinte anos quando foi para os Estados Unidos.

observer2.jpg

Conforme se lê no Observer do domingo passado, em texto assinado por Alex Duval Smith, e que eu sigo nesta mensagem, ela deixara o amor da sua vida na Suécia, a sua colega de teatro e actriz Mimi Pollak. As duas manteriam correspondência durante 60 anos, conforme também um livro recente revela (Bloody beloved kid, de Tin Andersen Axell). Katta ou Gutta, os diminutivos pelos quais Garbo se identificava, ficara triste com o casamento de Pollak. Quando esta foi mãe, Garbo escrever-lhe-ia a dizer que se sentia como se fosse o pai da criança.

Pelo menos dois homens pediram Garbo em casamento, o editor sueco Lars Saxon e o actor americano de cinema mudo John Gilbert, mas ela decidiu manter-se solteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário