Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
AFINAL, OS GRATUITOS TAMBÉM DESAPARECEM
Retiro da newsletter Meios & Publicidade de hoje a informação do encerramento do jornal gratuito Diário Desportivo.
Depois da pausa para férias, o dia de ontem marcaria o regresso do jornal, o que não aconteceu. Parece ter havido desinteresse dos accionistas, os quais tinham por objectivo distribuir 100 mil exemplares do jornal em Lisboa e no Porto. Com o encerramento, ficam sem trabalho 10 jornalistas.
Lançado a 8 de Janeiro último, o Diário Desportivo teve três directores, o primeiro dos quais o conhecido radialista Fernando Correia.
Uma ideia de negócio tão interessante. Alguma coisa de muito estranho deve ter acontecido para um fim destes...
ResponderEliminarNão esqueçamos que não se trata do primeiro gratuito português a encerrar: em 2006, o jornal UM, que se assumia como alternativa a projectos de informação cultural como o Blitz, desapareceu em poucos meses. Era distribuído pelas Fnacs, outras livrarias, cafés e bares.
ResponderEliminarA fraca aposta dos anunciantes levou à morte prematura de um projecto que, ao contrário do Diário Desportivo, tinha qualidade e era uma alternativa interessante para os leitores.
O mercado português é difícil para todos os projectos.