Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
FIM DA PUBLICIDADE NOS CANAIS FRANCESES DE TELEVISÃO
O presidente francês Nicolas Sarkozy indicou ir desaparer a publicidade nos canais públicos franceses. A rede pública francesa de televisão possui cinco canais nacionais, o canal franco-alemão Arte, seis estações nacionais de rádio e uma rede de canais regionais e foi fundada assente na combinação de taxa obrigatória de audiovisual e publicidade. Para 2008, os canais públicos receberão € 2,89 mil milhões (por comparação, a britânica BBC recebeu, em 2006-2007, € 4,38 mil milhões através de taxa do audiovisual).
Esta "revolução" no audiovisual terá um forte impacto nas redes de televisão comercial e privada. Após a conferência de imprensa de ontem por Sarkozy, a audiência na TF1, principal estação francesa e privatizada na fase inicial de privatizações naquele país, subiu 8,92%, enquanto a Bouygues aumentou 3,3%.
O desaparecimento da publicidade nos canais públicos será compensado com uma taxa sobre a publicidade que passa nos canais privados e nos novos meios de comunicação como a internet e os telefones celulares (AFP via The Tocqueville Connection; lido na newsletter do European Journalism Centre de hoje).
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