
A Radio Caroline começou a emitir em Março de 1964 e encerrou no Verão de 1967, quando a legislação anti-barcos pirata se aplicou ao caso. O seu fundador foi Ronan O'Rahilly, um jovem empresário irlandês da música pop frustrado por não ver sucesso com as bandas de que era agente. Na altura, já havia estações de rádio a emitirem a partir de barcos na Holanda e na Escandinávia para audiências específicas, pelo que O'Rahilly julgou oportuno adaptar o movimento ao público jovem do Reino Unido.
Nos primeiros meses de emissão, bandas como os Beatles, Rolling Stones e Who tiveram um grande sucesso graças à emissora instalado num barco em águas internacionais. Isso representou um novo movimento na música, na moda e nos comportamentos da juventude inglesa. O top ten de Julho de 1964 (três meses após o lançamento da Radio Caroline) dá conta dessa explosão: 1º)The House of Rising Sun, the Animals, 2º) It's All Over Now, Rolling Stones, 3º) Hold Me, PJ Proby, 4º) Someone Someone, the Tremeloes, 5º) It's Over, Roy Orbison. A BBC, que emitia apenas algumas horas semanais de música pop, demorou a compreender o fenómeno.

O filme conta, entre outros, com os actores Bill Nighy, Kenneth Branagh e Emma Thompson. O DJ Johnnie Walker, um dos animadores da Radio Caroline, agora com 63 anos, funcionou como conselheiro do filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário