segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

HÁ OU NÃO HÁ FUTURO PARA O DAB?

As vendas de aparelhos de DAB no Reino Unido podem chegar ao milhão de unidades no próximo mês de Janeiro, encorajadas pelas vendas de Natal, prevê a BBC. Trata-se de uma projecção da Secretaria de Estado inglesa para a Cultura, Media e Desporto, lê-se hoje no blogue Media Network Weblog.

Em relatório, a BBC afirma estar totalmente comprometida com o DAB e, graças aos seus esforços, mas também dos fabricantes e dos comerciantes, a rádio digital parece ser uma das histórias de sucesso do ano. A ser assim, há futuro para o DAB, ao contrário de outras conjecturas, e que aqui já registei. Aquela estação pública acredita que o DAB é a única tecnologia capaz de conduzir a maioria dos ouvintes a deixarem o sistema analógico e optarem pelo digital.

Todavia, a indústria e o país não estão ainda preparados para o switchover digital. O mesmo relatório recomenda que o Governo estabeleça até daqui a três anos a data do “apagão” analógico, isto é, a passagem para a rádio digital. É que, entre outras matérias delicadas, há a questão do espectro de frequências, permitindo emigrações de serviços comerciais, bem como o apoio governamental ao desenvolvimento de uma indústria sólida e de padrões de qualidade nos aspectos tecnológicos que assegurem a satisfação dos consumidores.

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