domingo, 4 de setembro de 2005

SÉRIES: O FORMATO REI NAS TELEVISÕES ESPANHOLAS

Lê-se no El Mundo de hoje (peça assinada por Angel Fernandez) que as séries espanholas reinam nas cadeias de televisão, pela terceira temporada consecutiva. O exercício de 2004-2005 confirmou o protagonismo das séries espanholas, patente em sete dos dez programas mais vistos. Deste modo, os plateaux das produtoras em pleno rendimento demoram meses a satisfazer a vontade da audiência.

Em 1996, a Espanha produzira 27 títulos, número que, em 2003, atingia já os 80. Em termos de emissão em horário nobre, as televisões do país vizinho passaram das 758 horas a 1227. Apenas no período de 1999-2002, devido ao Big Brother e a formatos de tele-realidade como a Operação Triunfo, é que a ficção decaiu.

Agora, parte da audiência espera a chegada de novas séries. Não se vai discutir se elas têm qualidade; o fundamental é que elas geram audiências, logo publicidade e aumento da cotação das empresas na bolsa de valores, além de criarem emprego. Não é isto que a carta de Van Zeller no Expresso, como salientei na minha mensagem anterior, pretendia elucidar?

Sem comentários:

Enviar um comentário