Para Maria Lourdes Lima dos Santos (2004: 8), é recente o domínio dos estudos sobre públicos da cultura em Portugal e há uma número ainda pequeno de investigadores. As metodologias de tais trabalhos são compostas por inquéritos, entrevistas e estudos comparativos. Segundo a mesma autora, a definição de públicos implica a sua caracterização social: 1) conhecimento da estrutura social e institucional dos contextos, 2) relação entre multiplicidade de actividades e variabilidade de bens e obras presentes nessas actividades, e 3) análise das lógicas dos públicos.
Tal conduz à segmentação de públicos – pelo que é legítimo usar o plural públicos –, obedecendo a uma lógica de heterogeneidade. Mesmo em públicos restritos, estes apresentam-se como conjunto complexo, não estabilizado e com clivagens internas, continua Lima dos Santos. Variados públicos conduzem a práticas culturais específicas. Para Rui Telmo Gomes (2004: 32), maiores práticas culturais correspondem a recursos escolares elevados, alta qualificação profissional, alta probabilidade de consumo cultural regular, frequência de eventos, equipamentos culturais.
Perfis sociais dos públicos
Em termos dos perfis sociais dos públicos e práticas culturais, passa-se de uma perspectiva exclusivista para uma perspectiva de ecletismo das práticas culturais (Gomes, 2004; Conde, 1992). Para Conde (1992: 152), cada público específico de uma modalidade cultural específica é sempre, em paralelo, público de outras modalidades.
Na análise aos públicos da Porto 2001, capital europeia da cultura, define-se uma tipologia constituída por três tipos de públicos (Gomes, 2004). O primeiro, o público cultivado representa a parcela de público em que é clara a articulação de elevados recursos de qualificação e regularidade de práticas culturais. Já o público retraído faz corresponder recursos de qualificações mais reduzidos e frágeis hábitos de consumo cultural. Finalmente, o público displicente caracteriza-se por elevadas qualificações e hábitos regulares de saída convivial e juvenilização mas rara frequência de eventos e equipamentos culturais. Este último pode ainda ser caracterizado como quase-público ou público potencial.
Quanto aos públicos do festival internacional de teatro de Almada distinguem-se incondicionais e estreantes. A partir da consolidação de um núcleo, os aumentos deram-se devido a: 1) transmissão do hábito de ir ao festival, através de relações familiares e de amizade, e 2) extensão do festival para Lisboa, o que significou o recrutamento de novos públicos.
[continua]
Isto levou Lazarsfeld e colegas a encontrar uma influência, que vinha não directamente dos media mas por
O que a Fundação Rockfeller estava interessada era na expansão qualitativa da radiodifusão e no desenvolvimento da rede de rádio ao serviço do país. 
Marshall notava que a indústria tinha relutância em apoiar a investigação em profundidade devido a considerações comerciais. Também Cantril, numa nota que enviou para a Fundação (1936? 1937?), dizia respeito ao não interesse, por parte da indústria, em querer saber o que é que o ouvinte faz enquanto ouve. Embora seja importante compreender o comportamento do ouvinte, os radiodifusores não estavam interessados porque não tinham recursos que indicassem que as pessoas faziam alguma coisa mas ouviam apenas a rádio. A indústria também temia que os resultados fossem diferentes do expectável.
Blogues, diários em linha ou páginas pessoais na web – eis uma das zonas mais dinâmicas da internet e que lutam por um lugar entre as versões electrónicas dos meios convencionais e os meios apenas digitais (portais informativos, revistas digitais, boletins electrónicos e confidenciais), começa assim o texto de Orihuela. Por o achar muito pedagógico, esta mensagem segue de muito perto o seu trabalho.
A análise aos períodos de maior uso dos computadores permitem constatar que este meio de comunicação funciona - em termos de maior consumo - em horários distintos dos da televisão, com um pico à volta das 22:00 [curiosamente, as horas de maior acesso ao meu blogue I. C. decorrem das 15:00 às 21:00]. Ao domínio principal (.pt) acedem 97,8% dos cibernautas e ao domínio secundário (.com) acedem 93,7%, enquanto cada página é vista em média de 38 segundos. Já em termos de acesso a sítios, segundo dados de Outubro último, o motor de busca Google é o mais procurado, seguindo-se o portal Sapo [foi exactamente no mês passado que este foi ultrapassado por aquele na liderança]; contudo, as visitas ao Sapo têm uma duração maior em média (45 segundos) do que o Google (20 segundos), isto porque no Sapo se encontram notícias e informações diversas, enquanto o Google serve apenas para pesquisar a partir de palavras-chave.

Lazarsfeld nasceu de uma família judaica de classe média de Viena em 1901. Entrar na universidade para um judeu era uma tarefa de sorte. Igual para arranjar emprego. Viena era a universidade mais anti-semita da Áustria. O que vemos em Lazarsfeld é criatividade numa marginalidade e a vários níveis: ao bloqueio universitário juntava-se o não reconhecimento da actividade de pesquisa empírica. Além disso, fazer trabalho empírico requeria organização e financiamento. Porfiadamente, Lazarsfeld conseguiu instalar um centro de investigação austríaco de Economia e Psicologia, fora da universidade, mas com uma ligação ténue ao Instituto de Psicologia.
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Morrison, no seu texto, pretende mostrar que a análise estatística dos dados recolhidos, em forma quantificável, é útil para os historiadores. A recolha de dados em forma quantificável oferece o exemplo clássico onde o historiador pode usar dados recolhidos pelo cientista social para fazer ligações de causa entre variáveis.