Bernays foi o primeiro a formular ideias como modelo de projectos de relações públicas, segmentação de públicos, product placement, lóbingue político, comunicação orientada e sedução dos prescritores. Escreveu, além do livro agora apresentado, Crystallizing public opinion e The later years: public relations insight.
 Para Edward Bernays, propaganda tem um significado específico, sendo "um esforço consistente, e persistente, para criar ou moldar acontecimentos para influenciar as relações do público com uma empresa, ideia ou grupo" (p. 37).
Para Edward Bernays, propaganda tem um significado específico, sendo "um esforço consistente, e persistente, para criar ou moldar acontecimentos para influenciar as relações do público com uma empresa, ideia ou grupo" (p. 37).O consultor de relações públicas precisa de criar eventos do dia (p. 175), os quais concorrem com outros eventos na mesa do editor de jornal ou revista. Para a informação não ir para o caixote do lixo, ele precisa de criar uma aceitação especial quanto ao seu evento.
 O pai das relações públicas procurou dar a conhecer os moldadores (ou influenciadores) da opinião pública, pessoas perspicazes que actuam por detrás da cena - e que dão opiniões, observam os públicos, e escrevem e aconselham os líderes (políticos, gestores, filantropos).
O pai das relações públicas procurou dar a conhecer os moldadores (ou influenciadores) da opinião pública, pessoas perspicazes que actuam por detrás da cena - e que dão opiniões, observam os públicos, e escrevem e aconselham os líderes (políticos, gestores, filantropos).Bernays chama a estes conselheiros propagandistas ou consultores de relações públicas. E define-os do seguinte modo: "agente que trabalhando com os modernos meios de comunicação e formações grupais da sociedade, leva uma ideia à consideração do público" (p. 51). Por isso, o consultor de relações públicas preocupa-se com os percursos das acções, doutrinas, sistemas e opiniões, de forma a assegurar o apoio público a essas estratégias.
 Mas o consultor de relações públicas também prevê tendências. Para atingir tal desiderato, ele actua sobre vários grupos sociais, como no caso da moda, o qual aparece exemplificado no livro: líder social, especialista de estilo de moda, editor ou jornalista de moda, artistas, modelos (então chamados manequins). Ou na política, em que o líder é vendido através do "trabalhar" a sua personalidade. E o mesmo no caso das galerias de arte que querem promover artistas novos [a imagem ao lado foi retirada do sítio Executive Summary].
Mas o consultor de relações públicas também prevê tendências. Para atingir tal desiderato, ele actua sobre vários grupos sociais, como no caso da moda, o qual aparece exemplificado no livro: líder social, especialista de estilo de moda, editor ou jornalista de moda, artistas, modelos (então chamados manequins). Ou na política, em que o líder é vendido através do "trabalhar" a sua personalidade. E o mesmo no caso das galerias de arte que querem promover artistas novos [a imagem ao lado foi retirada do sítio Executive Summary].Bernays usou elementos da psicologia e da sociologia, bem como pesquisa de marketing, abrindo terreno ao que é a prática de hoje dos especialistas em relações públicas. Ele aconselhou presidentes, líderes políticos e empresas no uso eficaz e coerente dos media [para saber mais sobre Bernays, clicar em Museum of Public Relations].
Leitura: Edward Bernays (2006). Propaganda. Lisboa: Mareantes Editora, 182 páginas, €15,20. Em tradução de Eduardo Oliveira e capa de Margarida Alfacinha, tem prefácio de Luís Paixão Martins.
 
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