quinta-feira, 6 de abril de 2006

PROPAGANDA, DE EDWARD BERNAYS

Bernays foi o primeiro a formular ideias como modelo de projectos de relações públicas, segmentação de públicos, product placement, lóbingue político, comunicação orientada e sedução dos prescritores. Escreveu, além do livro agora apresentado, Crystallizing public opinion e The later years: public relations insight.

Para Edward Bernays, propaganda tem um significado específico, sendo "um esforço consistente, e persistente, para criar ou moldar acontecimentos para influenciar as relações do público com uma empresa, ideia ou grupo" (p. 37).

O consultor de relações públicas precisa de criar eventos do dia (p. 175), os quais concorrem com outros eventos na mesa do editor de jornal ou revista. Para a informação não ir para o caixote do lixo, ele precisa de criar uma aceitação especial quanto ao seu evento.

O pai das relações públicas procurou dar a conhecer os moldadores (ou influenciadores) da opinião pública, pessoas perspicazes que actuam por detrás da cena - e que dão opiniões, observam os públicos, e escrevem e aconselham os líderes (políticos, gestores, filantropos).

Bernays chama a estes conselheiros propagandistas ou consultores de relações públicas. E define-os do seguinte modo: "agente que trabalhando com os modernos meios de comunicação e formações grupais da sociedade, leva uma ideia à consideração do público" (p. 51). Por isso, o consultor de relações públicas preocupa-se com os percursos das acções, doutrinas, sistemas e opiniões, de forma a assegurar o apoio público a essas estratégias.

Mas o consultor de relações públicas também prevê tendências. Para atingir tal desiderato, ele actua sobre vários grupos sociais, como no caso da moda, o qual aparece exemplificado no livro: líder social, especialista de estilo de moda, editor ou jornalista de moda, artistas, modelos (então chamados manequins). Ou na política, em que o líder é vendido através do "trabalhar" a sua personalidade. E o mesmo no caso das galerias de arte que querem promover artistas novos [a imagem ao lado foi retirada do sítio Executive Summary].

Bernays usou elementos da psicologia e da sociologia, bem como pesquisa de marketing, abrindo terreno ao que é a prática de hoje dos especialistas em relações públicas. Ele aconselhou presidentes, líderes políticos e empresas no uso eficaz e coerente dos media [para saber mais sobre Bernays, clicar em Museum of Public Relations].

Leitura: Edward Bernays (2006). Propaganda. Lisboa: Mareantes Editora, 182 páginas, €15,20. Em tradução de Eduardo Oliveira e capa de Margarida Alfacinha, tem prefácio de Luís Paixão Martins.

Sem comentários: