RÁDIOS LOCAIS DE VISEU
João Magalhães Correia defendeu tese de mestrado em 1 de Junho último, na Universidade de Coimbra. Fui convidado a ser o arguente da sua tese, sorte a minha, pois gosto da rádio e aprendi muito com aquela tese. Agora, João Correia dá uma entrevista ao Jornal do Centro, conduzida pela Liliana Garcia (jornal e jornalista foram ambos premiados nos recentes Prémios Gazeta do Clube de Jornalistas, a 13 de Setembro). Quer a tese quer a entrega de prémios foram publicitadas neste blogue. Retiro uma pequena fatia da excelente entrevista, onde João Correia fala das rádios locais de Viseu:
"Em 1983, nasceu a Rádio Clube do Interior (RCI); em 1984, surge a Escala. A RCI começou por emitir na sala de estar do senhor Villas Boas. Era perto dos Bombeiros Municipais". A Rádio Escala estava instalada "numa garagem na Estrada Nacional N.º 2, em casa do Fernando Brites. Essa garagem tinha duas hipóteses de entrada: pela estrada, ou por uma quinta. Eu, quando me pediram para fazer o teste de voz, fui pela quinta e lembro-me de, às quatro da manhã, andar a fugir de um cão. Rasguei-me todo. Depois é que passámos para a Sé, até à altura dos concursos de atribuição de alvarás". A ideia mais viva que tem "é no RCI. Levantava-me às cinco e meia, vinha a pé – morava em Abraveses - e pegava na edição às sete da manhã. Já apanhava os jornais que as distribuidoras deixavam ao fundo da porta, e fazia o dossier de imprensa. Ficava até às nove e entrava no trabalho a horas. Trabalhava na Auto Costa, na Feira de São Mateus. Ao fim do dia, saia muitas vezes da empresa e ia à rádio outra vez".
Ao João Correia vai o meu incentivo para escrever um livro sobre a história dos bastidores das rádios locais de Viseu. Todos ficaríamos a lucrar com tal iniciativa.
[o link para a notícia do Jornal do Centro foi estabelecido através do blogue A Rádio em Portugal, de Jorge Guimarães Silva, sempre muito atento às questões deste meio de comunicação]
Sem comentários:
Enviar um comentário