sexta-feira, 9 de setembro de 2005

O MERCEDES QUE VEM A CAMINHO

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A quem me conhece, prometo dar uma boleia neste simpático modelo C 180K. Ele vem a caminho de casa, conforme o postal chegado à minha caixa do correio (escondi a morada por temer uma grande fila de espera à porta de casa).

A oferta vem das Selecções do Reader's Digest. Nas costas do postal, e em missiva assinada por Ana Abecasis, directora de concursos, lê-se: "Nos próximos dias, vai receber um envelope branco com uma risca vermelha e verde [...] descubra se este espectacular automóvel no valor de €40.000,00 [...] pode ser seu".

No dia dessa promessa, também chegava uma carta do stand de automóveis (onde comprei o meu carro real), felicitando-me pelo aniversário. E, no mesmo fim de tarde, recebi um telefonema de uma empresa oferecendo-me um prémio de €150, por ter respondido a um inquérito o ano passado. Desajeitado, rejeitei o dinheiro - afinal, era um valor minúsculo comparado com o valor da máquina roladora do Reader's Digest.

Se navegarmos no sítio das Selecções, aparece-nos logo uma janela que afirma que nos arriscamos a ganhar €200 mil. Não sei números de tiragens das Selecções (parece terem 100 milhões de leitores em todo o país), mas descobri que, na capa da última revista, vem Benedita Pereira, a Joana da série Morangos com Açúcar. De 20 anos, Benedita Pereira nasceu no Porto, "filha de um engenheiro civil, que a pôs no teatro, e de uma senhora que agora está reformada".

As Selecções do Reader's Digest têm uma longa tradição de direct mail. Escrevem Carlos Dias Alves e Novais de Paula: "Como não existe acção pessoal do vendedor, a oferta de um brinde ou participação num concurso (exemplo: Selecções do Reader's Digest) são fundamentais para levar o cliente a tomar imediatamente uma decisão, que deve ser facilitada através de carta ou postal RSF, sobrescrito selado ou número telefónico gratuito (número verde)" (in Jacques Lendrevie, Denis Lindon, Pedro Dionísio e Vicente Rodrigues, org., 1996, Novo mercator. Teoria e prática do marketing. Lisboa, Dom Quixote, p. 407).

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