A imagem central da nova campanha da Optimus (telecomunicações móveis) é o magma. "O investimento na campanha de promoção da nova marca ascenderá, a preços de tabela, a 32 milhões de euros, mas poderá subir aos 200 milhões de euros até ao final do ano com as alterações que será necessário introduzir em termos de imagem, nomeadamente nas lojas", escrevia o jornal Público de anteontem. E ainda se lia na mesma notícia que se tratava do maior rejuvenescimento de sempre de uma marca nacional, a Optimus, empresa criada há dez anos por Paulo Azevedo e que hoje representa 20% do mercado.
A nova imagem, criada pela Euro RSCG, apresenta-se com a assinatura De que é que precisas?, tendo os filmes sido feitos na Argentina. Mas ainda, em diferentes suportes, nas mensagens Ninguém vive sem mudança, Ninguém vive sem filmes, Ninguém vive sem paixão, Ninguém vive sem amigos e Ninguém vive sem emoções. No sítio da Optimus, estão disponíveis a música (mp3, toque, my ring) e downloads (gadget, wallpapers e screensavers), num sentido preciso de públicos-alvo, de que abaixo falarei, e um curioso making of do anúncio de televisão e internet.
Ora, na imagem - o magma, "elemento orgânico laranja, quente e moldável, que estabelece o paralelo entre a marca e um organismo vivo" -, surge a controvérsia, segundo aponta o Expresso de hoje. Há semelhanças com o elemento central da nova imagem corporativa da Nokia, mas o responsável da agência de publicidade rejeita e indica que a inspiração partiu dos candeeiros-lava inventados por Craven Walker nos anos de 1960 (pode ler-se a história dos lava lamps aqui; basicamente estes candeeiros tinham óleo, cera e outros sólidos que, percorridos por uma corrente eléctrica e após cerca de 30 minutos de aquecimento, se transformavam num magma colorido). Por seu lado, um administrador ligado à Optimus disse ao Expresso que a imagem do sítio da Nokia foi concebido para a Orange, empresa de telecomunicações móveis da France Télécom que detém parte da Optimus. O que significa uma partilha de identidade visual entre as duas empresas numa internacionalização do capital dessas empresas.
Vendo o filme publicitário que passa na televisão e na internet, não há qualquer modelo de telefone. O referente desaparece para dar lugar à marca, dada a notoriedade dela. Melhor dizendo: vivemos num mundo de símbolos; Optimus significa um estilo de vida jovem e divertido. No filme, vê-se o sol (o magma) a nascer, a iluminar uma jovem que acorda, uma rapariga no sofá parecendo sonhar enquanto molda o magma, jovens num autocarro e num carro descapotável, rapaz fazendo uma acrobacia no jardim, uma banda musical de garagem, jovens dançando na discoteca - indo a mensagem no sentido do indivíduo para o grupo, do isolamento para o grupo. O magma é o elemento aglutinador e contagiante.
Nas imagens não há crianças nem velhos, apenas tardo-adolescentes e jovens adultos. Aparentemente, o público-alvo da mensagem está restrito a essa faixa etária. Mas, pensando melhor, as crianças tem como padrão de referência os adolescentes (como a popularidade da série Morangos com Açúcar nos mostrou) e os mais velhos revêem-se na juventude como etapa da vida mais bem recordada. Logo, há uma maior abrangência, dos 10 aos 45 anos. Nos mupis, o jovem par de namorados e o grupo de raparigas (numa das imagens, elas têm por detrás de si rapazes, numa situação de interesse mas sem compromisso) reflectem outro elemento para além da juventude. No fundo de cada imagem, há paisagens urbanas modernas, tais como prédios e esplanadas, mas pouco reais e mais virtuais. O sorriso amplo das figuras humanas remete para as relações humanas, internas e externas, explica a agência de publicidade.
Eu acrescentaria mais: do mesmo modo que o serviço ou produto se apaga na marca, também as telecomunicações da Optimus se transformam em entretenimento, em multimedia. O telefone celular tem múltiplas funções, em que uma é, quase por acaso, o telefone. E, para além das funções oferecidas, junta-se a juventude e um certo modelo de vida, a certeza de que tudo está assegurado (De que é que precisas?), o ambiente e a música, recuperando a Optimus, com a banda musical, a magia da sua publicidade nos anos iniciais.
Gostei da campanha. Mas fica uma pergunta: porque uma mudança após apenas dez anos de existência? Os clientes da Optimus já estavam cansados da sua imagem? Ou é necessário reinventar a marca para buscar uma quota maior de mercado? Ou, como escrevi acima, há uma viragem estratégica de produtos e serviços, dando primazia ao entretenimento (internet, toques de telemóvel, música partilhada como no iPod, jogos, televisão) em detrimento do telefone?
1 comentário:
Pensando eu que a Optimus realmente tinha mudado e de que toda a sua gestão tinha mudado, sim porque as pessoas são as mesmas e o lema da empresa é o De que é precisa? mais uma vez tentei mostrar de que precisamos de inovação.
[b]
Então gentilmente enviei o seguinte e-mail que seria bastante interessante:[/b]
[b]Sugestão Novo Canal Envio Informação de Campanhas Optimus[/b]
Exmos. Senhores:
Tenho verificado que a Optimus se tem pautado pelo lançamento de novas campanhas, para isso utilizando o sms, tv, rádio, etc. para alertar o cliente acerca das novas campanhas.
O que é certo é que na última campanha da Optimus de chamadas gratuitas na passada Quarta-Feira não recebi qualquer sms a comunicar tal campanha, tal aconteceu o ano passado pela altura do Natal que também não tive informação de boas festas nem de outras campanhas gerais para os clientes, o que mostra que há uma grande fatia de clientes que não é notificado por sms a ser alertado deste tipo de campanhas.
Corria o ano 2000 e a Optimus fez um brutal investimento num Cell Broadcast Center do qual o utilizou para emitir informações no Europeu de 2000 e na ExpoTelecom informando os visitantes da feira de novidades da operadora, nunca mais a operadora ter utilizado este poderoso serviço, dizendo na altura que o mesmo seria utilizado em divulgação de eventos importantes tal não veio a acontecer.
Visto praticamente todos os telemóveis no mercado suportarem esta funcionalidade, pois não há telemóvel que não tenha o Menu de Difusão Celular ou Info Célula, a Optimus poderia muito bem passar a emitir informações a partir do CBC que possui como ilustra a seguinte imagem:
[img]http://www.celltick.com/pictures/left/Image/cellnfo1NEW.jpg[/img]
Assim teria a Optimus mais um canal de divulgação dos seus serviços e campanhas, bastando para isso o cliente configurar o canal especifico no menu do seu telemóvel recebendo as informações de forma simples, prática, gratuita e difundida para toda a rede nacional, bastando para isso ser cliente Optimus.
Já outras operadoras móveis utilizam este poderoso serviço para divulgação de eventos, campanhas, como o caso da Tellsim na Turquia, na India a recente Vodafone que na mudança de imagem passou a emitir Hutch is now Vodafone, entre outras operadoras que enviam as Boas Festas e determinadas informações para determinados locais.
Se a Optimus tem o CBC que penso ser da Logica CMG que é um CBC bastante bom, tem uma rede excelente para tal, porque não realizar a experiência e ver a reacção dos seus clientes?
Seria mais um canal de divulgação interessante sem grandes gastos, pois a Optimus já possui todo o Know How, é só utilizar a criatividade e inovação e tem-se mais uma solução de comunicação rápida e eficiente para todos os clientes.
Está mais que provado que este serviço funciona e é aceite e se for preciso poderei enviar uma lista de operadores móveis espalhados no Mundo que utilizam este serviço com grande orgulho informando os clientes e mantendo-os agarrados ao telemóvel.
Ficarei a aguardar se a Optimus está assertiva para agarrar e implementar esta e outras ideias, pois seria uma situação bastante interessante arriscar e inovar e depois colher os frutos e só o faço com a Optimus, pois sou cliente desde 2000 e ainda acredito que a empresa tem muito sumo para dar e este tipo de iniciativas numa fase de mudança seria bastante interessante.
[b]A resposta da Optimus não tardou e temos a seguinte resposta:[/b]
Caro Cliente,
Tomámos conhecimento da situação reportada ao Provedor Sonae, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Atento ao exposto, cumpre-nos antes de mais esclarecer que a campanha que refere ou seja, “Ninguém vive sem falar”, foi amplamente divulgada através dos vários meios de comunicação, pelo que caso não tenha recebido a mensagem escrita, por alguma razão que desconhecemos, teria ainda assim a oportunidade de ter acesso à informação sobre a campanha em causa.
Já no que diz respeito à Difusão Celular, e embora já por diversas ocasiões nos tenha dado a conhecer o seu interesse na respectiva disponibilização, informamos que mantemos a nossa posição quanto ao facto de optarmos por não incluir na nossa oferta.
Qualquer outra questão poderá contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através do n.º 1693 disponível 7 dias por semana das 08h às 02h, ou através do endereço 1693@sonae.com
Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada consideração e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Até Breve,
Director – Serviço ao Cliente
Será questão para dizer, Deixem-se de tretas. Não é assim que lá vão, não hão-de passar do número 3.
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