segunda-feira, 11 de outubro de 2004

PROVEDOR DO LEITOR EM JORNAL DIGITAL

João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (AIND), é o primeiro provedor do leitor do jornal digital Setúbal na Rede . Trata-se de um acto pioneiro no país em termos de tal figura. No texto de apresentação do provedor, este chama a atenção para a "responsabilidade social. […] Qualquer órgão de comunicação social que pretenda ter esta característica tem de ter um sistema semelhante ao do provedor do leitor". Para o mesmo responsável da AIND, é necessária uma “pessoa que estimule a participação dos leitores”, que responda às suas dúvidas e críticas e que “sublinhe os aplausos”.

Também professor universitário e gestor de media, João Palmeiro vai exercer o cargo durante três meses, pretendendo ser um “rosto para os leitores ou utilizadores de informação”. Define-se como “independente, sem qualquer relação com a hierarquia do jornal” e que tem “a responsabilidade de levar aqueles que fazem o jornal a reflectir sobre o que escrevem e como escrevem”. O seu grande objectivo é ser um “facilitador da comunicação entre quem produz a informação e quem a consome”.

O presidente da AIND foi escolhido para dar o arranque à nova secção porque “é a pessoa do conselho de opinião que está mais ligada às questões da imprensa”. Ele vai ter uma “visão mais teórica relativamente àquilo que diz respeito ao trabalho de um órgão de comunicação”. A sua primeira intervenção como provedor do Setúbal na Rede está aprazada para hoje, dia 11 de Outubro (à hora que consultamos a informação ainda não havia qualquer texto seu em linha). O endereço electrónico para o seu contacto é Provedor.

Observação: o texto segue de muito perto a informação contida no sítio do jornal digital Setúbal na Rede.

Sem comentários: