sexta-feira, 16 de setembro de 2005

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PROGRAMAS POR IDADES NA TELEVISÃO

Os jornais dão conta da estreia, na próxima 2ª feira, do sistema de classificação de programas por idades na TVI, "iniciativa de auto-regulação do canal que tem por objectivo reforçar a protecção dos telespectadores", como começa o texto do Diário de Notícias.

A classificação etária dos programas fica entregue a uma comissão composta por representantes de diversos sectores da empresa e obedece a oito parâmetros: linguagem, nudez, sexo, violência, comportamentos imitáveis, medo, consumo de drogas/álcool/tabaco e temática geral. Comentários superficiais: 1) não percebo o último parâmetro, 2) a composição da comissão de classificação ser apenas interna não permite distanciamento e funcionará como autocensura ou campo de lutas internas.

Para os telespectadores saberem a classificação de cada programa aparecerá um indicativo em antena: 1) T - todos, 2) 10AP - mais de dez anos com acompanhamento parental, 3) 12AP - mais de doze anos com acompanhamento parental, 4) 16 - mais de dezasseis anos, 5) 18 - maiores de 18 anos.

Pormenores curiosos no texto do Diário de Notícias: 1) o director-geral da TVI diz que o sistema estava a ser estudado há mais de um ano, e que isto não tem nada a ver com auto-regulação, 2) Manuel S. Fonseca considera que a SIC fizera uma proposta à TVI, há dois meses, e que esta avançara unilateralmente, pelo que a SIC também adoptará semelhante acção, 3) há o reconhecimento geral do lixo e da perda de valores e referências morais nos canais de televisão.

Mas ficam questões por responder: 1) será que, durante o dia, em que os pais das crianças e dos adolescentes estão fora de casa, a trabalhar, as televisões vão apenas passar programas para todos?, 2) esta ideia de maior proximidade com os espectadores, como José Eduardo Moniz entende, passa também por noticiários mais curtos, programas educativos e desaparecimento da programas como Big Brother e semelhantes?, 3) devido à pressão externa pela compra parcial da TVI pela Prisa, isto não constitui uma "manobra de diversão" para desviar a atenção?

Sem comentários: