Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
ECONOMIA CRIATIVA
Saiu o Creative Economy Report 2008, o primeiro estudo que apresenta a perspectiva das Nações Unidas (ONU) sobre este tópico emergente. Dedica uma atenção especial aos países em vias de desenvolvimento, caso da América Latina, países africanos e asiáticos como Índia e China.
Da apresentação do relatório (de Supachai Panitchpakdi e
Kemal Dervis e disponível aqui), retiro algumas ideias: 1) a economia criativa tem potencial para gerar lucros e empregos enquanto promove inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano, 2) pela evidência empírica, as indústrias criativas estão entre os sectores emergentes mais dinâmicos no comércio mundial, e 3) a maioria dos países em vias de desenvolvimento ainda não estão habilitados a promover as suas capacidades criativas.
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