INDÚSTRIA DE JOGOS VÍDEO COM ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DE 57% EM QUATRO ANOS
Conforme a newsletter do Obercom, de 13 de Agosto, em texto de Maria João Taborda, o “mercado global de jogos vídeo irá valer, em 2007, 52 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 56,6% relativamente aos 33,2 mil milhões assinalados em 2003”. A notícia segue estimativas divulgadas pelo “Informa Media Group” no relatório Dynamics of Games. O crescimento ocorrerá nos segmentos de jogos associados a Internet de banda larga, plataformas móveis e televisão interactiva. Prevê-se que todo este segmento, que rendeu 2,5 mil milhões de dólares em 2003, atingirá 8,8 mil milhões de dólares daqui a três anos. Ainda segundo a mesma newsletter, as estimativas sobre o segmento de jogos online apontam para um crescimento das receitas até 8,9 mil milhões de dólares em 2009 (relatório The Online Game Market 2004, da “DFC Intelligence”).
A implantação da banda larga e a expansão dos serviços online das consolas (PS2 e Xbox Live) condicionarão o crescimento do segmento de jogos online. Um dos motores de expansão do segmento de plataformas portáteis (hardware e software) será o lançamento de novas máquinas da Sony e da Nintendo. Por seu lado, o segmento de jogos para televisão interactiva crescerá dentro dos serviços de televisão digital. Aponta-se uma previsão de receitas de 2,9 mil milhões de dólares em 2010. Mas a fatia maior das receitas continuará a pertencer, no entanto, aos jogos para consolas. De acordo com o "Informa Media Group", estima-se para 2010 que o segmento represente 51% do mercado de videojogos.
O pai da Nintendo e do Super-Mário
Hiroshi Yamauchi é um japonês de 75 anos de idade que criou a Nintendo, empresa que lançou a consola de jogos vídeo, responsável por uma nova paisagem no mundo da diversão. Assim, a consola passou a ser utilizada em milhões de lares e ocupou muitas das horas livres de grande parte de uma geração. Yamauchi deixou a lugar de presidente executivo da sua empresa, em Maio de 2002, após 53 anos de liderança (imagem retirada do sítio Forbes.com).
Yamauchi sempre valorizou a tecnologia e o potencial do mercado infantil e juvenil, escreveu Darcy A. Cowe, no El Pais de 15 de Agosto último. No final dos anos de 1980, a sua empresa controlava 80% do mercado de consolas em todo o mundo. Os protagonistas das suas histórias nos jogos disputavam a cultura electrónica do mesmo modo que os personagens de Walt Disney. Hoje, fala-se da compra da Nintendo pelo líder de mercado, a Microsoft [com 15 milhões de consolas Xbox vendidas anualmente, o segundo lugar pertence à Sony e o terceiro à própria Nintendo, com 14 milhões de consolas anualmente vendidas; mas a Nintendo mantém a liderança da marca Gameboy]. A concretizar-se o negócio, a biblioteca de jogos da Microsoft juntaria o Super-Mário com o Pato Donald.
Sem comentários:
Enviar um comentário