quinta-feira, 9 de setembro de 2004

AVARIAS, SUAS REPARAÇÕES E ATITUDES EMPRESARIAIS

Ontem, o Blogger.com esteve inoperacional durante todo o dia para quem quisesse colocar posts. De manhã, eu enviara uma mensagem para o sector de Ajuda. De imediato, recebi uma mensagem (automática, presumo), dando conta da recepção do meu problema e prometendo resolvê-lo o mais rápido possível. No final do dia, por volta das 19:00, apercebendo-me que colegas blogueiros já estavam a conseguir colocar as suas mensagens, fiz o mesmo, e com êxito. Pouco minutos depois, recebia uma mensagem da Blogger.com, a dar-me conta da resolução do problema: "Tivemos uma quebra simultânea nas máquina múltiplas de edição do Blog*Spot, mas a situação está resolvida. Para prevenir este tipo de problema no futuro, desenvolvemos um sistema de auditoria que nos assegura a redundância necessária".

O serviço prestado pela Blogger é gratuito (embora, neste mundo, ninguém dê nada a ninguém; a fidelização a uma marca pode redundar em aquisição de bens ou serviços num momento posterior). Mas o que saliento aqui é a profissionalização da Blogger.com.

Mas a Netcabo, fornecedora de internet e de correio electrónico, que custa mensalmente €35, tem uma actuação inversa. Tive um problema com a caixa de correio (Outlook) a partir de domingo ao fim do dia. Dei conta da avaria por telefone (em média, espera-se atendimento ao fim de mais de 15 minutos). Em três dias, falei com cinco operadores, gastando mais de duas horas de conversa. Simpáticos, à excepção de um, só homens, deram-me versões diferentes do problema. Usei também o correio electrónico, a partir de outro fornecedor. Dois dias depois, recebi resposta. Selecciono a seguinte frase: "Agradecemos a sua preferência". Eu não tenho preferência; não há outro fornecedor por cabo, pelo que tenho de aguentar a qualidade de serviço que me prestam. Entretanto, voltei a ter problemas com a caixa de correio, pois as mensagens que envio são-me devolvidas. A Netcabo entrou em silêncio total. Estou à espera...

Assim, podemos comparar atitudes empresariais. Em que, quando se paga, se tem um atendimento grosseiro ou ignorando completamente o cliente.


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