O FENÓMENO DOS BLOGUES EM PORTUGAL
Joana Baptista, num estudo realizado no âmbito da sua tese de licenciatura em Comunicação Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, fez um estudo sobre os blogues em Portugal.
Segundo ela, "A partir dos questionários devolvidos estabelecemos o perfil da amostra com o auxílio das respostas às perguntas de classificação, que se prendem com a profissão, o género e a idade dos inquiridos.Deste modo, é de salientar que as profissões de carácter liberal, a par dos estudantes, são as que detêm maior frequência absoluta na tabela. De facto, são os professores que lideram o ranking de profissões, sendo que a dinâmica de blogues integra tanto professores universitários como de outros níveis de ensino escolar. Em cinquenta indivíduos, oito são professores, o que perfaz 16%. Também os jornalistas e os estudantes são adeptos dos blogues e apresentam-se na tabela com 8% das frequências relativas para cada uma destas profissões".
Dos cinco blogues mais consultados, Joana Baptista elenca os seguintes: 1) Barnabé, 2) Abrupto, 3) Aviz, 4) Blasfémias, e 5) Janela Indiscreta.
A autora criou um blogue onde explica os resultados do seu trabalho. Pode ser consultado em http://seminarioinvestigacao.blogspot.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário