sexta-feira, 8 de outubro de 2004

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. UMA BREVE HISTÓRIA.

Rádio

A rádio como meio de comunicação iniciou-se em 1920 nos Estados Unidos (em Portugal, desde 1924). Dar notícias foi uma das características essenciais do novo meio, apesar da oposição dos jornais, temendo a concorrência.

Outra característica fundamental foi a programação. No Reino Unido, a programação teria dois sentidos: transmissão contínua de radiodifusão; componentes individuais de radiodifusão. Já por volta de 1940, e ainda no Reino Unido, com o lançamento de um novo canal emissor, com programação dirigida a minorias culturais, começava a fragmentação da rádio.

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[imagens: 1ª) emissor de faísca de Marconi, réplica existente no Museu da Rádio da RTP; 2ª) estação portuguesa CT1BO. A "jóia" da estação era o microfone, ao centro da fotografia. Outro elemento imprescindível era o piano, importante nas transmissões ao vivo. Conseguem identificar-se o proprietário Abílio Cunha, terceiro a contar da esquerda, e o locutor Fonseca Neves, à direita. Fotografia de Ferreira da Cunha, cerca de 1935. Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa; 3ª) anúncio de 5 de Outubro de 1937 no Diário de Notícias à marca Telefunken]

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Uma terceira característica da rádio foi a publicidade, que garantia a independência do meio. Logo no começo da actividade do novo meio de comunicação, em 1923, uma empresa americana, a A.C.Nielsen, estabelecia estatísticas de audiência, necessária para apoiar a colocação da publicidade. Nos Estados Unidos, as novelas radiofónicas receberam o seu nome dos patrocinadores dos dramas de 15 minutos de duração (Colgate-Palmolive, Procter Gamble): as soap operas. Em Portugal, seria o detergente Tide a patrocinar as radionovelas.

Televisão

A apresentação pública da televisão ocorreu na exposição mundial de Nova Iorque, em 1939. Mas foi em 1941 (quando os Estados Unidos entraram na II guerra mundial) que a NBC e a CBS começaram a emitir, embora em horários reduzidos. Depois, em 1948, o preço das acções do fabricante de televisores RCA subia 134%, devido ao sucesso de venda de receptores. Ao aumento de consumo de programas de televisão correspondia uma baixa de assistência nos cinemas.

Na Europa, cada país começou por ter um canal de televisão pertencente ao Estado. A concorrência na televisão inglesa ocorreu em 1954; Portugal começou a ver televisão privada apenas em 1992. As sitcoms inglesas e a transmissão em directo de grandes acontecimentos popularizou a televisão. A coroação da rainha Isabel II, de Inglaterra, em 1953, teve à volta de 20 milhões de espectadores.

Também sucessos populares foram os jogos olímpicos de Tóquio, em 1964, e a aterragem da Apolo XI, em 1969, esta vista por 125 milhões de espectadores nos Estados Unidos e mais 723 milhões em todo o mundo.

Internet

Tem uma arquitectura distinta da rede telefónica, pois pode ligar um mesmo utilizador em qualquer ponto do mundo, com a informação a ser transferida em parcelas ou pacotes. Criada pelos americanos que queriam garantir a segurança de informação, com ligação de computadores entre si, a WWW foi desenvolvida num instituto europeu de investigação de física de partículas, o CERN.

O inglês Tim Berners-Lee, em 1989, criou as hiper-ligações, palavras sublinhadas ou símbolos colocados no interior dos documentos que, pelo clicar neles, remete para outros endereços. Já antes, cientistas e académicos empregavam o @ no endereço electrónico e as abreviaturas ".com ", ".mil" e ".edu" indicavam áreas específicas de sites.

Duas palavras importantes ligadas aos meios de comunicação de massa foram informação e convergência, relacionando computador, redes de telecomunicações e media, e tecnologias como o transístor, o circuito integrado e a digitalização, numa integração de textos, números, imagens e sons.

Leituras
Asa Briggs e Peter Burke (2002). A social history of the media. From Gutenberg to the Internet. Cambridge, Oxford e Malden: Polity Press
Jean-Noël Jeanneney (2003). Uma história da comunicação social. Lisboa: Terramar

[mensagem colocada originalmente no blogue Teorias da Comunicação, em 24 de Setembro de 2003, pelas 9:11:10]

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