sexta-feira, 19 de novembro de 2004

ESTRELAS, CELEBRIDADES E PERSONALIDADES

A mensagem de hoje contém dois elementos: o primeiro, a leitura de um livro de Nick Lacey; o segundo, um exercício.

1) Leitura - estrelas, celebridades e personalidades constituem um aspecto muito importante no conteúdo e na promoção dos textos mediáticos. As estrelas aparecem mais nos filmes, ao passo que as celebridades ganham notoriedade porque fizeram alguma coisa na vida que as tornou conhecidas e as personalidades são famosas por serem famosas.

lacey4.JPGQuanto às estrelas, circulam detalhes das suas vidas dentro do domínio público, de modo a torná-las muito conhecidas. Tais detalhes podem não ser verdadeiros mas são de interesse para a audiência. Um perfil factual é a imagem construída pelas estrelas nos filmes. O que melhor sabemos de uma estrela é a personalidade que ela representa num filme.

Mas os seres humanos são mais complexos que as personalidades das estrelas representadas nos filmes. Por isso, muita da cobertura das estrelas vem nas revistas e nos programas dos filmes que formam parte do circo publicitário.

A razão pela qual as revistas fazem cobertura das estrelas é que elas chamam a atenção da audiência alvo, e isso gera receitas. Se um filme ou revista de estilo de vida (cor-de-rosa ou social) critica uma estrela sabe que esta negará qualquer acesso no futuro. Porque as estrelas são uma ferramenta importante no marketing destas revistas, desprezá-las pode significar um erro financeiro.

Já no tocante às celebridades, elas assentam menos na construção das personalidades representadas. As celebridades tornam-se famosas depois de fazerem alguma coisa que as distinguiu. As de maior nomeada vêm do mundo do desporto, caso do futebol. Isto é particularmente evidente na celebração do casamento de David Beckham (futebolista) e de Posh Spice (ex-membro de uma banda rock feminina). Tais pessoas são: 1) cobertas porque vendem exemplares de revistas, e 2) vendem revistas porque são cobertas. A cobertura das revistas e dos jornais é a seiva da vida das celebridades, com permanente abertura do lado privado ao olhar público. As revistas tendem a ser gentis nessa cobertura; os jornais nem tanto.

Finalmente, as personalidades. Estas são semelhantes às celebridades excepto que nada fazem para se celebrizarem. São “personalidades” que habitam nas revistas de “rumores” e tiram proveito das revistas sociais e dos jornais tablóides, apenas "trabalhando" para serem celebradas em tais publicações. Aparecem também como convidadas em programas de televisão. São celebridades pós-modernas, famosas porque apenas são famosas.

Texto utilizado: Nick Lacey (2002). Media institutions and audiences. Key concepts in media studies. Nova Iorque: Palgrave, pp. 70-73

2) Exercício - procure aplicar os conceitos de estrela, celebridade e personalidade a programas de televisão, como os reality shows, os(as) apresentadores(as) de noticiários televisivos e telenovelas.

Sem comentários: