AS TECNOLOGIAS DE 2004
Segundo o caderno Computadores do jornal Público de hoje, de entre as tecnologias que marcaram 2004 destacam-se algumas que tenho vindo a trabalhar neste blogue: DVDs, iPod, jogos e, claro, os blogues. Destes, escreve Pedro Fonseca, o autor das duas páginas da peça: "um dicionário da Merriam-Webster considerou-a a palavra mais pesquisada em 2004 e a revista Fortune destacou-os como principal tendência do ano". Para além de um "espaço de escrita pessoal (mesmo em formato colectivo", os blogues, continua Pedro Fonseca, "são forma rápida de acompanhar a actualidade (como se confirmou com o maremoto no Sudoeste Asiático) e a importância foi reconhecida pela Microsoft, que lançou um serviço próprio".
Pedro Fonseca dá ainda relevo ao spam, ao wi-fi e à UMIC, entre outras, como as tecnologias ou as entidades que mais se destacaram no ano agora terminado.
As empresas
No caderno de Negócios do El Pais de ontem - e que já aludi ontem mesmo - há também um destaque para as empresas. Isto é: Microsoft e Google.
Da Microsft, escreve Patricia Fernández de Lis o seguinte: "A ambição da Microsoft podia ter-se detido aí, no fabrico e melhoria do sistema operativo Windows. Mas continuou: o pacote de aplicações Office, o navegador da Internet Explorer, o portal MSN, a consola Xbox". O ano passado, 28 anos após ter surgido, a empresa de Seattle facturou 36 milhões [presumo que euros] e empregava mais de 55 mil pessoas. Passou à frente de empresas e produtos como CP/M, Corel, Netscape, tendo apenas a enfrentá-la um jovem finlandês: Linus Torvalds, o criador do sistema operativo Linux.
A mesma jornalista espanhola referencia, em outro texto, o peso da IBM, a qual deve perder o M do seu nome. Isto porque a IBM faz muito mais dinheiro com o negócio ou business que com as máquinas (daí ter alienado recentemente aos chineses a sua actividade de fabrico de computadores): compare-se a facturação de 43 mil milhões de dólares em serviços de tecnologias de informação com 28 mil milhões da divisão de equipamentos!
Sem comentários:
Enviar um comentário