terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

AS GERAÇÕES NA PUBLICIDADE

Em 1966, a modelo Twiggy foi designada a cara do ano, com o seu cabelo à rapaz, olhos grandes e figura esguia. Representava uma geração jovem em busca da liberdade. E podemos considerá-la como o protótipo das modelos de hoje. Quase 40 anos depois, ela encabeça uma lista de pessoas que pretendem que as marcas desenhem campanhas publicitárias que atendam a este grupo mais velho mas com rendimentos apreciáveis.

sundaytimes3012005.JPG

Este é um tema do Sunday Times do último domingo, assinado por Sarah-Kate Templeton. Twiggy entende que há excessivos modelos de 18 anos a darem o rosto em campanhas destinadas a públicos bastante mais velhos. Apesar da idade (55 anos), Twiggy sente-se feliz na sua maturidade. A campanha em que Twiggy está envolvida chama-se Age Concern e diz respeito, como o nome o indica, a todas as pessoas acima dos 40 anos, afinal metade da população britânica, com um poder de compra não negligenciável.

Tal posição coincide com duas campanhas publicitárias actualmente presentes em mupis e outdoors. A primeira é a da Dove, marca de produtos para rosto, corpo e cabelos. Uma das imagens pertence a Irene Sinclair, uma avó de 96 anos.

dove1.gifdove2.gifdove3.gif

A outra é da Vodafone, a da NewGen.

vodafone1.JPGvodafone2.JPG

vodafone3.JPGO NewGen, diz a publicidade, é um celular exclusivo da marca, "com um design vindo directamente do Oriente".

Mais do que o telefone, a mim chamou-me a atenção o modo como os modelos se vestem. Será que a Vodafone é mais uma marca de roupa do que de celulares? O telefone é mais um meio de entretenimento que de comunicação "dura", pois o apelo ao design oriental significa o peso dos videojogos, uma das mais lucrativas indústrias culturais no Japão.

Duas gerações nas campanhas de publicidade: os mais jovens, combinando comunicação com entretenimento; os mais velhos, querendo ser representados nos anúncios. Campanhas de interesse.


Sem comentários: