quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

CELEBRIDADE(S)

Até quase final do ano passado, os dois canais televisivos privados de sinal aberto (SIC e TVI) emitiram dois programas em que a palavra celebridade entrava. Um era telenovela (Celebridade), o outro reality-show (Quinta das celebridades). Um e outro gozaram de muita popularidade e audiência.



As alunas Filipa Pinto e Susana Gonçalves escreveram sobre a novela de Gilberto (Tumscitz) Braga, com base num inquérito feito a 70 respondentes que passavam na rua Augusta (Lisboa) durante o mês de Novembro, entre as 16:00 e as 18:00 [eu fiz uma curta alusão à novela, em 12 de Agosto do ano passado, a propósito de Pixinguinha, cantor referenciado na novela]. Do número total de inquiridos, 50 responderam ver a novela. As duas alunas concentraram-se nestes, 89% dos quais mulheres, a maioria com idades acima de 45 anos, reformados ou com vida doméstica, e dos quais 58% tinham como escolaridade o ensino secundário.

Passatempo (84%), identificação com os personagens (11%) e paisagens (5%) contavam-se entre as razões por que a novela era vista. As mensagens descodificadas na novela eram para os 50 respondentes: fama (53%), vingança (24%), amor (11%), brigas (5%) lealdade (5%) e ódio (2%). Maria Clara era a personagem com quem os espectadores mais se identificavam (53%), seguindo-se Darlene (32%) e Laura (10%). As personagens masculinas vinham depois. O valor mais elevado atribuido a Clara era lealdade e honestidade (43%), enquanto que em Darlene era a diversão (39%), a interpretação em Cláudia Abreu (desempenhando o papel de Laura) (42%) e honestidade (72%) em Fernando.

Cada um(a) dos telespectadores via a novela sozinho (49%), com a família (41%) e com amigos (10%), jantando (33%) ou lendo o jornal em simultâneo (9%). A fidelidade ao canal era expresso pelo acompanhamento de outras novelas da SIC (Senhora do destino, que se seguiria a Celebridade, e Cabocla)

A Quinta das celebridades foi trabalhada pelas alunas Sara Ceia e Andreia Martins [aqui no blogue fiz alguns comentários ao programa da TVI; para ver, colocar a designação do reality-show na janela de procura no campo superior esquerdo].

As duas alunas trabalharam 30 inquéritos realizados a pessoas com mais de 18 anos e espectadoras do programa. Isto explica os resultados: 11 declararam ver os resumos do reality-show mais de três vezes semanalmente, oito viam o resumo três vezes e cinco viam duas vezes por semana, enquanto a gala de domingo era visionada por 23 dos respondentes. Das razões porque acompanhavam o programa, 12 deram relevo ao entretenimento, 10 aos concorrentes, sete ao formato. Um número pequeno (seis) identificava-se com um dos concorrentes: Mónica (três), Pedro Reis (2) e Sandra Cóias (1). Isto é: com os concorrentes mais conhecidos e extravagantes - Cinha Jardim, Alexandre Frota ou Castelo Branco - ninguém se identificava. Vários dos respondentes procuravam informação suplementar em jornais (12) e internet (6), não votando nas nomeações ou expulsões (22) e não querendo participar no programa se surgisse uma oportunidade (24).

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