terça-feira, 8 de fevereiro de 2005

"CULTURE", O SUPLEMENTO DO SUNDAY TIMES

O formato é maior, o papel é de jornal (e não de revista) e tem menos páginas (64 contra 80). Traz a indicação International (possivelmente com alterações em relação ao produzido no Reino Unido) e acrescenta The best of Culture, The Sunday Times Magazine, Style, Home and Driving. Gostava mais do outro formato, mas, como não pediram a minha opinião, posso apenas manifestá-la aqui no IC.

Há um texto, assinado por Claudia Croft, sobre uma mulher de 39 anos, Natalie Massenet, na edição de 6 de Fevreiro. Filha de um americano e de uma inglesa (modelo da Chanel e fotografada por Man Ray) que se conheceram no Café de Flore em Paris; daí o seu nome. Ora, o que faz miss Massenet na página do "Culture"?

Massenet - não é nome de compositor?

É de um compositor de ópera (1842 - 1912), mas a nossa Massenet exerce uma indústria invejável - não demoro nada a contar. Até porque ela me deu ideias para o caso de mudar de profissão. Anteriormente, queria vender pastéis de Belém nem que fosse em sistema de franchising; agora, adoptarei a actividade de miss Massenet, mas em concorrência leal. Isso mesmo: vender sapatos pela internet. Se se vendem livros e discos na Amazon, por que não vender sapatos?

O sítio NET-A-PORTER.COM apresenta-se como sendo a primeira loja de moda global do mundo. Roupa, acessórios, sapatos e eu sei lá que mais, tudo muito requintado. Tomo emprestado o que Natalie Massenet diz: tudo começou há cinco anos na sua mesa da cozinha e no ano passado as suas contas fecharam em £6,3 milhões. Daí o ter ganho o ano passado o prémio inglês da moda. Para 2005, espera o dobro da receita. E onde estão os clientes? "Em Hong Kong, LA, Massachusetts, Singapura, Londres. Andamos sempre à procura do que as nossas raparigas precisam". Com certeza que encontrar o que as "raparigas" querem nem sempre é fácil, mas tenta.

O mais difícil foi montar a máquina na internet, quando a bolha dotcom levou muitas empresas à falência, incluindo a que ajudara a instalar a sua ligação à internet. Logo depois, surgiram flops de organizações aparentadas ao seu negócio, mas Massenet aguentou. Agora, conta com 18 mil clientes, que aumentam à média de 1200 por mês. Considerando-se como tendo olho para a moda, Massenet tem os seus ícones: Jacquie Onassis (anteriormente Kennedy), Audrey Hepburn e Katherine Hepburn. Tem muito bom gosto, sim senhor!

O sucesso vem de quê? Diz a elegante empresária: "Nós fazemos. Nós garantimos que tudo o que está no sítio está na moda e pronto a ser enviado". O topo de gama da próxima Primavera é (guardem segredo) uma mala Chloé Paddington. Mas na sua lista há casacos Nina Ricci, vestidos Roland Mouret, sapatos Jimmy Choo. Em breve, estender-se-á para roupa de criança, produtos de beleza e cuidados de saúde. Projectando ser uma marca global, a visão estratégica da empresa é a de uma loja de moda que combine o entretenimento e a educação. Realmente, já estão a ficar longe os catálogos levantados nos Correios.

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