quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

SALSA - CONSUMOS MODERNOS

No passado dia 20 de Janeiro, o post que coloquei dizia respeito ao consumo de marcas de vestuário, a partir de trabalhos dos alunos da Universidade Católica. Liliana Pinto, Inês Ferreira e José Pimentel escreveram sobre a Levi's e o madrileno José Antonio Gata sobre marcas mais vendidas na sua cidade: Zara, Bershka, Polo Ralph Laurent, Timberland, DKNY e Carolina Herrera.

Nessa altura, eu remetera para mais tarde a análise a uma marca de roupa portuguesa, a Salsa. O objectivo principal do estudo das marcas de roupa é articular os modos modernos de consumo com os espaços (centros comerciais e lojas) e os media enquanto promotores ou "publicitadores" desses modelos de recepção e consumo.

salsa.JPGPara as alunas Sofia Santos e Ana Carina Moreno (também blogueira), em Salsa: um sucesso nacional, a empresa - lançada em 1994 pelos irmãos Vila Nova - iniciou-se em lojas multimarca e, após bons resultados, passou para o mercado das lojas monomarca (pontos de venda próprios e franchisados). O target é o público jovem (13-34 anos, mas com predominância 13-24), feminino e das classes B e C1. Trata-se de uma das poucas marcas a conseguir fazer frente aos gigantes do vestuário do país vizinho (Zara, Mango). Um dado interessante a conhecer é a localização das lojas Salsa, todas em centros comerciais.

O trabalho empírico das alunas Sofia Santos e Ana Carina Moreno foi constituído por um inquérito a 30 estudantes universitários, efectuado na própria universidade em finais de Outubro passado. RS2.JPGDas(os) respondentes 24 eram mulheres e 6 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 26 anos. Todos conheciam a marca, mas sete não sabiam que era portuguesa (4 disseram espanhola e 3 outra).

[observação: o animador deste blogue anda fora do target, como podem ver pela imagem]

Ao tentarem saber o grau de fidelização da marca, as alunas concluiram que apenas cinco possuíam o cartão Hot card, embora dez conhecessem os seus benefícios. Os artigos mais adquiridos são as calças (24 em 30), seguindo-se as camisetas e os casacos (5 cada). Os valores médios gastos são entre €40-50 ou mesmo acima de €50. Já em termos de opção de marcas, dos inquiridos 6 preferem a Salsa, 6 a Pepe Jeans, 1 a Wreck e os restantes 17 outras marcas (este resultado obviamente não ajuda muito a caracterizar os consumidores). A razão porque os inquiridos preferem outras marcas prende-se com melhor preço (17) e porque a roupa agrada mais (17 igualmente).

salsa1.JPG

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