quinta-feira, 14 de abril de 2005

AS RÁDIOS PORTUENSES EM 1948

"As emissoras do Porto têm o privilégio de fazer publicidade, o mesmo não acontecendo às de Lisboa que a isso não estão autorizadas. Resultou dessa circunstância que a discoteca das estações do Porto continua a ser melhorada consideravelmente, enquanto as emissoras alfacinhas estão a servir-se de discos velhos, com ruído de agulha resultante do seu uso", assim escrevia Manuel Correia de Brito, no semanário Brisa, de Março-Abril de 1948.

O mesmo articulista, que era simultaneamente director da Portuense Rádio Clube, naquela cidade do norte do país, escrevia ainda:

radioporto4.jpg

radioporto5.jpg

Já o número de Setembro de 1948 da mesma revista dava uma notícia má para as rádios do Porto: "o cancelamento da publicidade que vinham fazendo os postos particulares de radiodifusão" daquela cidade, seguindo o exemplo do aplicado a Lisboa. Mas ao protesto segue-se uma nota de compreensão: "Evidentemente que a publicidade, tal qual estava a ser feita nos postos portuenses, tornava-se intolerável, mas nada melhor do que a regular, com uma doutrina que assentasse nestas bases fundamentais: limites mínimos de preços, publicidade artística e receitas totalmente aplicadas no progresso da rádio".

Arqueologia industrial

As rádios entravam no período de férias (era hábito as emissões fecharem em Setembro, prática que vinha desde o começo da rádio comercial), "prematuramente", considerava Manuel Correia de Brito. Cessando a publicidade, acabavam "determinados programas que estavam a ser subsidiados por firmas comerciais". Vivia-se já do patrocínio directo a programas radiofónicos. Esmorecia o peso da Portuense Rádio Clube, do mesmo modo que o Rádio Clube do Norte. Manter-se-iam, até 1974, estações populares como a Ideal Rádio, a Orsec e a Electro-Mecânico, associadas nos Emissores Norte Reunidos, funcionando numa mesma frequência apesar de estúdios separados [imagens de Jorge Guimarães Silva, do sítio As rádios no Porto, 1920–1970, cedidas para ilustrar este post, a quem agradeço].

radioporto6.jpg

radioporto.bmp
radioporto2.JPG

radioporto3.JPG

radioporto7.jpg

2 comentários:

MCdeB disse...

Caro Rogério, somos colegas do CIMJ e ao fazer uma pesquisa descobri o seu blog com uma citação...do meu pai Manuel Correia de Brito. Como o mundo é pequeno!Está com 91 anos.
Um abraço
Manuela Correia de Brito

Rogério Santos disse...

O mundo é pequeno.
Cumprimentos,
Rogério Santos