segunda-feira, 25 de abril de 2005

UM BLOGUE NÃO É UM JORNAL MAS PODE SER MAIS UMA FONTE DE INFORMAÇÃO, POR ELSA DE SOUSA

O meu obrigado a Elsa de Sousa, jornalista do Campeão das Províncias (Grupo Media Centro), pela entrevista que me fez. Foi uma oportunidade de falar sobre os blogues e a blogosfera. Retiro uma parcela da entrevista:

CP – E poderão eles [os blogues], no futuro, vir a constituir uma concorrência aos jornais, uma vez que já são muitos os que não dispensam a leitura matinal de alguns blogues da sua preferência?
RS – Não me parece que haja concorrência entre um blogue e um jornal. Um blogue não é um jornal. Este tem uma estrutura organizacional, uma hierarquia, responsabilidades, necessidade de objectividade, verosimilhança e isenção. Para viver precisa de ter rendimentos, seja a sua venda ou assinatura ou publicidade. Quem trabalha num jornal está identificado. Um blogue pode ser dirigido de modo anónimo, e o que lá se encontra não segue os passos do jornalismo: a busca de fontes com pontos de vista diferentes, o distanciamento, a separação entre factualidade e comentário. Claro que o jornalista deve interpretar mas tem de procurar ser o menos subjectivo possível. O que não se exige ao blogue. Até porque ele não paga ou não recebe pelo que faz. Há duas perspectivas que quero aqui salientar. A primeira é que este movimento me faz lembrar o movimento de pioneiros da rádio no começo da década de 1920. Surgiram como cogumelos, tal como os blogues hoje. O que lhes importava era a comunicação uns com os outros, sem se preocuparem com questões éticas ou de respeito pela verdade das coisas. Era apenas comunicação. Outra perspectiva é para concordar consigo quando diz que há pessoas – os jornalistas – que fazem uma ronda por alguns blogues, como o fazem nos jornais ou nos telexes das agências noticiosas. Um blogue pode ser mais uma fonte de informação.


A Elsa de Sousa também possui um blogue - Delírios 2004. Muitas das suas mensagens são acolhedoras e ternas.

Sem comentários: