segunda-feira, 2 de maio de 2005

CITAÇÃO DE CITAÇÃO MERECE CEM ANOS DE CONDENAÇÃO

No final do mês passado, dei uma entrevista a Elsa de Sousa, do jornal Campeão das Províncias. Num dado momento, indiciei o tempo que gasto na preparação de mensagens no blogue. E empreguei a imagem do adicto, do viciado que não se esquece do vício. Pedro Fonseca, do blogue ContraFactos & Argumentos, empregou esta ideia num post do seu sítio. Hoje, embora num contexto mais elaborado, voltou a referi-la na sua coluna do suplemento "Computadores" (jornal Público). O texto andava à roda do tema da obsessão que as tecnologias digitais trazem ao usuário.

Um jovem blogueiro, do maique de guique, aproveitou para escrever um post engraçado, e que eu reproduzo (com ausência de acentos e letra minúscula após ponto final): cito o sr pedro fonseca.
‘as novas tecnologias poderao ser mais prejudiciais para o cerebro do que o consumo de marijuana. a necessidade de ler as mensagens de correio electronico, atender o telemovel ou aceder ao programa de mensagens instantaneas reduz o nivel de inteligencia dos trabalhadores - muito mais do que utilizar aquela droga, de acordo com um recente estudo ingles.’

mais abaixo, no mesmo artigo, um doutor portugues, de seu nome rogerio santos, docente de comunicacao social na catolica, diz: ‘ nao aconselho a que se construam blogues. pode ser um vicio e matar como o tabaco’.
tendo em conta que o senhor doutor eh autor do blog industrias culturais o mais certo eh vir a conhecer este senhor no inferno (para onde vao todos os drogados) e, nessa altura, lhe direi o que acho desta conversa…


A nova esfera pública permite análises deste tipo. Mas também réplicas. Deixei o seguinte comentário no blogue maique de guique, de Miguel Madeira: Gostei de visitar o seu blogue. Divertido mas profundo. A referência que faz a uma citação minha a um jornal da área de Coimbra (Campeão das Beiras) precisaria de ser contextualizada. Isso faz-me lembrar uma história publicada num velho livro de Jean Cloutier, sobre os cegos e o elefante. Um dos cegos, que chocara com os flancos rugosos e massiços disse que aquilo se parecia com um muro. Outro cego, tocando a tromba, julgou tratar-se de uma serpente [o que ilustra que ele sabia o que era uma serpente]. Outros cegos fizeram conjecturas variadas: uma árvore, uma corda, uma lança. E o livro de Cloutier traz a reconstituição visual do elefante segundo os contributos dos cegos.

No caso da citação, eu fizera apenas um desabafo à jornalista: o blogue cria uma habituação que pode descompensar as outras actividades. Designei-a como adicção. O Pedro Fonseca achou piada ao que eu disse e escreveu no jornal. Agora o seu blogue coloca-me numa situação mais delicada. As inferências são suas. Tão só.

Observação final: Pedro Fonseca, no seu blogue ContraFactos & Argumentos, escrevia a 29 de Abril: Ah pois é, bébé! :))) É o "take 2" do mesmo filme? Sharecontent: Penso que o sharecontent, por assim dizer, é uma evolução natural na web. É já uma realidade. Considero natural e desejável promover livremente artigos, textos e análises através do "balcão" que é um blogue, tendo a possibilidade (privilégio de cada um de a explorar ou não, conforme a sua conveniência) de estabelecer com o leitor um acordo comercial para lhe facultar uma visão mais profunda de alguns desses artigos, textos e análises.Como no shareware, teremos multidões que apenas precisam da versão gratuita e minorias que desejarão aprofundar a ligação ao autor. [...]Como na indústria do software, teremos na indústria dos conteúdos (de que a blogosfera faz parte) a sã convivência entre informação livre (a maior quantidade, de longe), informação partilhada em regime de troca de serviços, e informação distribuída contra pagamento em espécie. [Basta lembrar o que aconteceu há 10 anos com as páginas pessoais, os Terràvistas, os Sapos e outros que tais. Quando a "Business Week" coloca na capa os blogues, espera-se o quê?...]

Um dia, algum tempo atrás, eu dizia - ou escrevia - que o blogue IC pode não ser meu. O dono é a Blogger.com, que me pode cortar a conta. Se calhar sem me avisar. Aliás, basta seguir esta pista: Blogshares - proprietário do IC é Drunkbatman (e logo um nome destes!). Confesso que não entendi ainda. Talvez me queiram ajudar.

1 comentário:

Elsa disse...

Bem....! O que uma simples entrevista minha pode desencadear...LOL...
Há muito que não vinha aqui com tempo para ler o que o Professor tem escrito e hoje deparei-me com este cenário... E não pude deixar de sorrir com a confusão que as pessoas geram por retirar as frases do seu contexto...
E sabe uma coisa Professor Rogério? Cada vez acho mais que tem razão... há pessoas verdadeiramente "agarradas" aos blogs e que se tornam perigosas para os outros e para elas próprias.
Bom final de ano e Feliz 2006!!
Elsa

PS... Não é Campeão das Beiras ;-)
beijo