DEMOCRATIZAR A COMUNICAÇÃO COM OS NOVOS MEDIA
Beth Saad, professora da Universidade de S. Paulo, deixou um comentário à mesa Como Democratizar a comunicação nas novas mídias (internet e inclusão digital), em que participou e liderou no III Seminário Internacional Latino Americano de Pesquisa em Comunicação na ECA-USP, conforme se lê no blogue Intermezzo. Recomendo a leitura total do post, colocado ontem, mas tomo a liberdade de citar dois pontos:
"4. As novas mídias, e a internet em especial, elevaram a informação, graças às diferentes tecnologias a ela inerentes, como um bem público global, com características de renovação contínua por conta da instanteneidade da rede. Portanto, uma preocupação fundamental é garantir à população, de forma igual e homogênea o acesso a esse bem público global.
"5. Um dos principais valores associados à mídia digital é a possibilidade de trocas e interações coletivas. Um valor que, sem bem explorado, possui elevado grau de democracia em seu contexto. Tais valores, atualmente não são explorados pelas diferentes esferas sociais na grande rede, permanecendo vigentes modelos informativos comunicacionais verticalizados e mediados por filtros editoriais diversos. Portanto, mais uma tarefa pendente herdada da NOMIC: a reconfiguração dos modelos de informação e de participação das diferentes vozes".
Retiro três ideias fundamentais: rede, interacção colectiva e reconfiguração dos modelos de informação. A seguir com atenção estas perspectivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário