quarta-feira, 8 de junho de 2005

REVISTAS

O acontecimento visto pela Trajectos

É já o número 6 da revista dirigida por José Rebelo (ISCTE) e agora editada pela Casa das Letras (empresa que sucedeu à Notícias Editorial).

Tema do dossiê: o acontecimento. Rebelo convidou Luis Quéré a escrever sobre o assunto, respondendo depois ao desafio vários investigadores nacionais e estrangeiros, que convocaram vários saberes. Para Quéré, o acontecimento tem uma dualidade, desdobrando-se para o passado e alongando-se no futuro, e é descontínuo, em que um acontecimento precede outro, ligados por contextos mas recontextualizados. Sem estabelecer algum critério de valorização, o que seria vã pretensa minha, chamo a atenção para o cuidado filosófico do texto de Raquel Paiva e Muniz Sodré, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulado Sobre o facto e o acontecimento.

O que já estou a ler e recomendo vivamente é o texto inicial da revista (fora do dossiê), de Mário Mesquita, Teorias e práticas do jornalismo do telégrafo ao hipertexto, ensaio de uma inegável qualidade sobre o termo e o conceito de objectividade.

Marketeer remodelada

Escreve, sobre o novo grafismo da Marketeer, o director editorial Carlos Manuel de Oliveira no número de Maio da publicação: "Este formato vai permitir um melhor aproveitamento do espaço gráfico. Uma nova estrutura possibilita uma arrumação diferente e uma melhor distribuição dos conteúdos. Um novo grafismo e uma maior presença de imagem tornará a revista mais atractiva, mais aberta".

Destaco as secções conceitos & ideias e estudos & teses. Nesta última, a referência a um artigo sobre o ISCTE, assinado por Rita Caetano. Fico-me pelo destaque: "O ISCTE é a escola com maior número de doutorados em marketing e com o maior número de docentes na área, além de ser também aquela em que os seus docentes têm maior número de divulgação de livros". A secção comunicação & media apresenta, por seu turno, análises interessantes para ler. Assim, Leonor Araújo escreve sobre criar conceitos, nada mais nada menos que a campanha da cerveja da Sagres, Bohemia, de que já passei aqui imagens dos mupis. A secção acaba com análises de audiência e de share, a partir de dados da Carat.

O número de Maio traz dois suplementos, um dedicado ao marketing relacional e o outro ao marketing farmacêutico.

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