segunda-feira, 18 de julho de 2005

CIBERMODA EM TESE DE MESTRADO

Foi hoje defendida uma tese de mestrado, no ISCTE, com o título de Cibermoda. A influência das novas tecnologias na moda em Portugal, de Rita Coutinho.

Do resumo do trabalho, extraio o seguinte: "Nos últimos anos, as referências à evolução dos media electrónicos por parte de autores e investigadores das ciências sociais sublinham a extrema velocidade a que estes avanços se processam, acarretando uma série de transformações sociais e culturais, onde se definem novos estilos de vida. É neste contexto que surge uma nova cultura visual e se desenvolve uma estética que tem por base um imaginário "ciber", composto por figuras virtuais, cyborgs, imagens digitais, entre outros".

Cultura electrónica, urbana e juvenil seriam estudadas numa tese concisa mas de grande maleabilidade em termos de estrutura narrativa. Nela, encontra-se uma grande vantagem: cada página é como uma ficha de trabalho sobre um subtema, com resumo do objecto em análise (poderiam transformar-se em links e hipertexto se o trabalho tivesse sido entregue em formato digital). Por outro lado, há uma elegância no modo como o trabalho se vai desenrolando, a que não é estranho o tema: a moda. Além do mais, trata-se de um assunto actual, a que a bibliografia condizente com o objecto da tese empresta maior rigor, uma tese que deambula entre os territórios da sociologia e da antropologia, áreas das ciências sociais que eu aprecio em especial.

Apesar de ainda incerto o futuro da cibermoda, Rita Coutinho defendeu que a evolução das tecnologias digitais e dos media em geral (cinema, banda desenhada, em especial a japonesa manga) marcam inevitavelmente o nosso universo cultural [as imagens seguintes - retiradas respectivamente de Trunks the Swordsman's DBZ RPG, representando uma figura da banda japonesa manga, e Canoe Lifewise, da modelo canadiana Anna Pacitto-Merlo, em fotografia de Peter Morneau - permitem reflectir sobre essa influência dos media na moda].

Sem comentários: