O MERCADO DA PUBLICIDADE SEGUNDO O ANUÁRIO DO OBERCOM
A preços de tabela, o investimento publicitário em 2004 e em Portugal foi de €2,995 mil milhões de euros (Obercom, 2005: 347), superior ao do ano anterior (€2,648 mil milhões). A televisão seria o meio de comunicação com um valor mais elevado: €1,893 mil milhões (63%), seguindo-se a imprensa (€675 milhões, 23%). O outdoor é a terceiro meio de comunicação (€225 milhões, 8%). O mês de maior investimento publicitário na televisão em 2004 foi Dezembro, seguindo-se Maio, invertendo-se a posição na imprensa, enquanto em outdoors os meses mais fortes foram Dezembro e Junho (Obercom, 2005: 359). Comparativamente a 2003, houve um crescimento da publicidade institucional do Estado: as rádios nacionais (€160 mil) e as rádios locais (€148 mil) foram as mais beneficiadas.
Dos anunciantes em 2004, a Vodafone liderou (€82,7 milhões), seguindo-se a Procter & Gamble (€67,2 milhões) e Modelo Continente (€66,7 milhões). Em termos de sectores de actividade, indústria da alimentação (12,3%), higiene pessoal (9,8%), serviços e equipamento de comunicação (9,4%) e indústria automóvel (8,3%) foram as mais publicitadas (2005: 355). As principais agências de meios seriam Media Planning, Initiative e Mediaedge, enquanto as principais agências de publicidade foram Euro RSCG MRT, McCann Erikson Portugal e BBDO Portugal.
No sumário executivo referente à publicidade no mesmo volume do Observatório da Comunicação (2005: 347), lê-se que, a nível internacional, os Estados Unidos são o país de maior investimento, seguindo-se o Japão. A nível europeu, o Reino Unido lidera, seguido pela Alemanha. Detecta-se um aumento na televisão e uma redução a nível de imprensa, publicidade exterior e rádio, ao passo que a internet apresenta já valores superiores ao cinema.
Leitura: Obercom (2005). AnuárioComunicação. Lisboa: Obercom, pp. 347-367
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