terça-feira, 27 de setembro de 2005

RECEPÇÃO/PRODUÇÃO

Os novos media interactivos possibilitam uma relação diferente em termos de formas culturais. O cinema permitira a produção de um imaginário cultural no espectador que se movia entre o texto e as formas de identificação (Marshall, 2004: 44). As tecnologias dos novos media levam à produção de uma maior subjectividade na cultura contemporânea. A recepção, central na experiência fílmica, torna-se um elemento na cultura dos novos media. Em última instância, conduz o utilizador ou o espectador para a produção própria.

marshall.jpgReformulo a ideia: os novos media apontam para a produção, caso dos sítios da internet, participação em jogos vídeo, envolvimento no estilo de vida e na televisão da realidade, uso doméstico do vídeo digital e de máquinas fotográficas, e manipulação digital e downloading de música. Em vez de vender programas de televisão e publicidade, os novos media vendem software para a realização de vídeo e de imagens. Em si, a produção torna-se um novo nível de consumo. Ao simplificar a tecnologia de produção - ao desenvolver software amigável -, alargam-se as dimensões da produção do amador aficionado e alarga-se o mercado das tecnologias de produção.

Afinal, esta é a base de construção do blogue - a máquina fotográfica digital e o scanner que eu liguei ao computador foram tecnologias que adquiri para me tornar produtor de um novo meio (e eu sou um básico no uso das tecnologias).

Leitura: P. David Marshall (2004). New media cultures. Londres e Nova Iorque: Arnold, 120 páginas, £14,99 (aproximadamente €22)

Sem comentários: