terça-feira, 27 de setembro de 2005

RECEPÇÃO/PRODUÇÃO

Os novos media interactivos possibilitam uma relação diferente em termos de formas culturais. O cinema permitira a produção de um imaginário cultural no espectador que se movia entre o texto e as formas de identificação (Marshall, 2004: 44). As tecnologias dos novos media levam à produção de uma maior subjectividade na cultura contemporânea. A recepção, central na experiência fílmica, torna-se um elemento na cultura dos novos media. Em última instância, conduz o utilizador ou o espectador para a produção própria.

marshall.jpgReformulo a ideia: os novos media apontam para a produção, caso dos sítios da internet, participação em jogos vídeo, envolvimento no estilo de vida e na televisão da realidade, uso doméstico do vídeo digital e de máquinas fotográficas, e manipulação digital e downloading de música. Em vez de vender programas de televisão e publicidade, os novos media vendem software para a realização de vídeo e de imagens. Em si, a produção torna-se um novo nível de consumo. Ao simplificar a tecnologia de produção - ao desenvolver software amigável -, alargam-se as dimensões da produção do amador aficionado e alarga-se o mercado das tecnologias de produção.

Afinal, esta é a base de construção do blogue - a máquina fotográfica digital e o scanner que eu liguei ao computador foram tecnologias que adquiri para me tornar produtor de um novo meio (e eu sou um básico no uso das tecnologias).

Leitura: P. David Marshall (2004). New media cultures. Londres e Nova Iorque: Arnold, 120 páginas, £14,99 (aproximadamente €22)

1 comentário:

Anónimo disse...

One good resource for graphic software and many more free software alternatives is Software4YourSuccess.com
Yes it is my site and I would love for you to drop by for a second. From there you will have free access to several of my products such as The Marketing Toolbar (which is goldmine of information on how to do things quickly and on the cheap, thus saving you time and money).
Also for webmasters I have created Webmaster Wizards, which will help you with almost every aspect of putting code on your site from things such as legal and privacy disclaimers to popunders. I have so much content and free software there I could fill up this whole blog, so check it out Thanks, Sincerely Rob Rudd