sexta-feira, 14 de outubro de 2005

BLOGUES NO FEMININO

Decorreu com muito agrado o primeiro colóquio organizado por José Carlos Abrantes e a livraria Almedina sobre blogues, ontem com o título Blogues no feminino. Participaram como anunciado: Patrícia Antoniete (Megeras Magérrimas), Isabel Ventura (mestranda em Estudos sobre as mulheres), Carla Quevedo (Bomba Inteligente) e Isabel Matos Ferreira (Miss Pearls) (ordem na fotografia, da esquerda para a direita, com José Carlos Abrantes no meio). O espaço na livraria, a um canto de sala, é aconchegado e propício às tertúlias. O público respondeu - em especial o feminino. A conversa prolongou-se por duas horas e ainda houve mais um bocadinho para troca de impressões ao longo da livraria [aqui está a importância da livraria como ponto de encontro; o espaço da Almedina, sendo mais pequeno do que os espaços da FNAC, está bem concebido e é prolongado pelos corredores/estantes da livraria].

bloguesfemininos1.JPG

Isabel Ventura apresentou um pequeno mas bem construido estudo, dividido em duas partes. Na primeira, ela referiu um inquérito conduzido a 27 pessoas, para saber o que elas pensavam sobre os blogues. Elencou algumas preferências: diário e poesia/actualidade nos blogues femininos, actualidade e militância política nos homens. Na segunda, ela analisou cinco blogues femininos, concluindo pelo grande investimento de tempo com os blogues, suporte documental muito vasto, mistura de tom confessional com distanciamento, variedade de temas e propensão para a reflexão do quotidiano. Isabel Ventura, nessa análise, ainda distinguiu temas comuns: crítica à discriminação de género, questões relacionadas com o aborto, crítica aos media. Detectou também uma cultura acima da média nas blogueiras, o papel relevante e interventivo dos blogues na vida social e aqueles como assumindo um papel político para as suas autoras/editoras.

Das perguntas colocadas pelo animador incluiam-se as seguintes: como arrancaram os blogues, quais as motivações, que caminhos fizeram para chegar à escrita actual, quais as hesitações e que repercussões têm os blogues?

bloguesfemininos2.JPGbloguesfemininos3.JPG

Isabel Matos Ferreira, do (Miss Pearls), é uma blogueira que se diverte. Bibliotecária, começou por ver outros blogues até se decidir ter um. Escreve o que lhe vem à mão, sobre aquilo que ela gosta. Dantes, escrevia sobre o Xanel Cinco, dando esse nome ao blogue; agora, escreve sobre pérolas, daí o nome. A sua motivação é como se estivesse a fazer ponto cruz, ou a descrever os humores que uma pessoa tem ao longo do dia. Às vezes sobre uma frivolidade - mas porque não? Afinal o blogue é seu. Referiu ainda a sua lenta evolução técnica mas destacou a enorme alegria de escrever. Contudo, há dias que não consegue ter uma ideia; por isso, folheia um jornal ou uma revista ou aproveita as ideias de amigos [o blogue parece uma obrigação necessária à continuidade da existência; como eu compreendo bem a Isabel, e estou de acordo com ela].

Carla Quevedo, do blogue (Bomba Inteligente), que passara pelo Pastilhas de Miguel Esteves Cardoso, adoptou o mesmo nickname (Charlotte), mas sem criar personagens, à excepção do gato Varandas, que tem existência real. Tudo o que aparece no blogue retrata o quotidiano da jornalista (com coluna no Expresso com o nome do blogue). Já Patrícia Antoniete (Megeras Magérrimas), brasileira e advogada, preferiu destacar a "profissionalização" do blogue, não vá aparecer alguém a querer fazer negócio com ela e a sua colega. Contou que pagou, num leilão, 180 reais (cerca de €75) para ter um template próprio. Mais tarde, adoptou outro template, trabalho da mesma designer. O objectivo inicial era as duas blogueiras falarem de dieta, mas as coisas foram evoluindo sem elas darem conta disso. No blogue, coloca imagens suas e da família, recebendo, por causa dessa exposição, críticas favoráveis e desfavoráveis.Para Patrícia Antoniete, o importante é a publicação de textos sem pagar dinheiro, ela que se considera ser do domínio da incontinência literária (escreve muito desde que é alfabetizada, disse). Ela trabalha e bloga ao mesmo tempo, esta segunda actividade funciona como escape ou descanso da outra. E se o blogue feminino é light, ela não se preocupa muito. Mas tem uma certeza: os 400 mil acessos que já conta no seu blogue, levam-na a uma certa felicidade, a de se considerar a Paula Coelho da blogosfera [alusão ao sempre muito bem vendido Paulo Coelho, nem que os sucessivos livros que ele escreve sejam sobre os mesmos assuntos].

Foi um colóquio leve e divertido mas, simultaneamente, preciso e profundo quanto aos valores e motivações que nos levam a dedicar tantas horas por semana a escrever num blogue. No caso do colóquio de ontem, a conversa foi no feminino. No dia 10 de Novembro há mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não fui ao debate, mas acho extraordinário que se convide a Quevedo, culpada do pior e mais imbecil blogue de toda a Internet, para proferir conferências sobre o assunto. Que bela mandatária do sexo feminino, sim senhor! Se eu fosse mulher e blogonauta, ficaria ultrajada com a audácia.

Anónimo disse...

1 - o post viral acima (o primeiro) faz parte de uma saga que vem enxameando e arreliando os blogues

sempre se pode apagar, é claro, mas o transtorno incomoda e há perigos evidentes

haverá maneira de prevenir ou inibir tais safadezas ?

2 - o segundo post acima, algo virulento, além de não ter assistido ao debate que pretende comentar, dispensa-se de fundamentar quanto afirma, revelando-se ininteligível, por contraponto ao blog invectivado, de que pode gostar-se ou não mas entende-se !

3 - o IC é itinerário principal do bloguisfério nacional, obrigado !