segunda-feira, 17 de outubro de 2005

OS BLOGUES DE ENSINO NO ENCONTRO DA COVILHÃ

Participei no grupo de trabalho “Blogues no ensino” no recente encontro da Covilhã, onde destaquei o pioneirismo e a importância de blogues como os de António Granado (Ponto Media), Jornalismo Digital, Jornalismo e Comunicação, Aula de Jornalismo e Jornalismo Porto Net. Referi também o Irreal TV (de Francisco Rui Cádima) e o Net FM (de Paula Cordeiro), todos no campo de ensino universitário.

No grupo de trabalho, descobri a existência de blogues de apoio ao ensino secundário - e a enorme importância deles -, caso dos pertencentes a Adelina Moura (Disto e daquilo), administradora dos Trolhas e Engenheiras e Somos Informáticos, e Luís Pereira (E-pedagogia), com o Geografismos ("cadernos diários electrónicos", administrados directamente pelos alunos). Do grupo também fizeram parte Manuel Matos (Que Universidade), Daniela Santos (Artigo 37) e Neusa Baltazar.

beira10.JPG

Sobre os blogues de apoio ao secundário retiro a seguinte parcela do nosso relatório: "servem de e-caderno diário e são administrados directamente pelos alunos. Publicam os seus textos, tecem comentários e avaliam os trabalhos dos colegas. O blogue, ao servir de e-caderno diário para o aluno escrever, corrigir, publicar, arquivar e comentar, passa a ganhar uma nova dimensão no panorama educativo e apresenta funcionalidades interessantes, do ponto de vista pedagógico, que não encontramos no caderno diário tradicional. Torna-se numa forma instantânea de partilhar qualquer texto escrito na Web. Os textos ficam arquivados e podem ser lidos, comentados ou editados em qualquer altura. Todos os alunos podem ler, comentar e avaliar os textos uns dos outros e sugerir ligações para os seus ou outros blogues".

E aproveito a boleia do que Leonel Vicente escreveu, no seu Memória Virtual, a propósito da minha intervenção: "Destacou o papel de suporte de apoio não presencial no ensino, assim como as suas potencialidades de interactividade / trabalho colaborativo, em ambos os sentidos (professor – aluno), contribuindo também, de alguma forma, para reduzir as «barreiras hierárquicas». Apontaria como conclusão final do grupo de trabalho que os blogues no ensino constituem uma alternativa válida, a nível da gestão de conhecimento em comunidade, consubstanciando-se numa ferramenta para a alfabetização digital".

1 comentário:

Anónimo disse...

Já é tempo de mudar o blogue de culto, o que está indicado já "morreu"