ALTA SAPATARIA
O texto vinha em La Voz de Galicia de sábado passado: o espanhol (de ascendência checa) Manolo Blahnik é o segundo desenhador mais influente na actualidade, segundo a revista Forbes, a seguir a Christopher Bailey mas à frente de Dolce & Gabbana e Miuccia Prada.
Diz o artigo que Blahnik foi trabalhar em sapataria por acaso. Estudou direito na Suíça e belas-artes em Paris. A recomendação de uma editora da Vogue nos Estados Unidos é que o levou para a sua vocação. Abriu uma loja em Londres na década de 1970, tendo contado como clientes Jacqueline Kennedy e a princesa Diana. Factura por ano mais de 75 milhões de dólares. Com preços que oscilam entre 500 e 2500 dólares, cada peça de Blahnik é única, escreve o jornal, e passa por cinquenta processos antes de ir para a montra.
Só o ano passado, o alto sapateiro foi objecto de 1629 reportagens apenas na imprensa norte-americana.
1 comentário:
Olé, este é mesmo um caso de sucesso pessoal, comercial e artístico.
'Working alone without assistants or apprentices, MANOLO BLAHNIK is solely responsible for the design of every one of the thousands of shoes that bear his name. He has dominated shoe design since setting up in business in London in the early 1970s.'
in http://www.designmuseum.org/design/index.php?id=59
Enviar um comentário