quinta-feira, 17 de novembro de 2005

ARES DE LISBOA

De António Lemos Viana saíu um livro e há uma exposição. Mas vamos por partes.

aresdelisboa.jpgO livro foi editado pela Simplesmente Comunicando, numa nova colecção, que pretende abranger vários domínios artísticos.

António Lemos Viana, sargento-ajudante da Força Aérea, onde se alistou em 1977, seguiu "a sua inclinação para as artes, herdando do pai aguarelista, e aperfeiçoando-a numa breve passagem na Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA), com professores como Rolando Sá Nogueira e Rui Mário Gonçalves" (retirado do sítio Simplesmente Comunicando).

O livro, para além de um texto de apresentação, é um autêntico catálogo da obra do autor, que pinta óleos sobre tela, nomeadamente paisagens de Lisboa. Algumas delas, embora mostrem figuras perceptíveis, aproximam-se da escrita caligráfica, quase esboços ou representações fugazes. Das imagens que ilustram o catálogo, elejo a rua Augusta, a estátua de Fernando Pessoa, ao Chiado, e Montado como as de maior elegância e harmonia (mas o blogueiro tem gostos próprios). Militar da força-aérea também se lhe "exigia" pinturas sobre aviões, o que o autor faz com desenvoltura.

O texto serve também a exposição: aos interessados, António Lemos Viana apresenta os seus óleos no Hotel Altis Park (Olaias, Lisboa), até 20 deste mês, passando para o Hotel Açores Lisboa (Praça de Espanha, Lisboa), onde estarão patentes as obras entre 5 e 12 de Dezembro.

Nota: o meu agradecimento a Pedro Garcia Rosado, da editora Comunicando, a gentil oferta do exemplar sobre o qual construí a mensagem.

Sem comentários: