segunda-feira, 28 de novembro de 2005

HAPPY CLICKMAS

O título da notícia de ontem do Sunday Times é um trocadilho com a expressão Feliz Natal (Happy Christmas). É que se espera que 24 milhões de ingleses comprem as suas prendas de Natal pela internet, podendo totalizar 5 biliões de libras.

sundaytimes271120051.jpgHá um facto novo no comércio, segundo uma das duas peças do jornal dominical inglês, assinada por Will Iredale e Tom Baird: vários retalhistas estão a vender os seus produtos 30% mais baratos na internet que nas lojas físicas situadas em pontos importantes das cidades. Isto porque na internet não se incluem custos elevados de aluguer de lojas nem salários com pessoal.

O Sunday Times comparou preços em vários retalhistas e concluiu que, por exemplo, o disco de Madonna (Confessions on a dance floor) custa £13,99 numa loja e £9,99 na internet (incluindo embalagem e envio pelo correio) enquanto o modelo Sony DAVDZ500 (equipamento de cinema doméstico) custa £449,99 numa loja e 369,99 na internet. Discos, livros e software são produtos que se vendem muito bem na internet, apesar do total de vendas por este novo meio ainda ser pequeno: estima-se que atinja 3,5%.

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No Reino Unido, as cinco principais marcas que vendem pela internet são a Ebay UK (39,1% de quota de mercado), a Amazon.co.uk (6,22%), a Argos (1,6%), a Tesco.com (1,45%) e a Play.com (1,42%).

Considero, porém, que nada melhor do que entrar numa loja, conversar ou pedir conselho ao lojista, assistir ao embrulhar e pagar, recebendo ainda um sorriso de quem nos vende, apesar de saber existir já um novo tipo de pessoas, aquelas que vão às lojas ver os produtos mas acabam por comprá-los na internet.

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