segunda-feira, 14 de novembro de 2005

POLÍTICOS, JORNALISTAS E CONGRESSOS PARTIDÁRIOS - UM ESTUDO DE CASO

Em 2002, conjuntamente com duas investigadoras (Vanda Calado e Isabel Ventura), fiz um trabalho sobre o modo como os congressos políticos são retratados pelos jornalistas (recorde-se que o primeiro trimestre foi palco de luta partidária após demissão do governo de António Guterres).

congressos.jpgDesse trabalho, ficou a publicação de um artigo na revista Observatório (Obercom) e duas comunicações apresentadas em congressos (Porto e Santiago de Compostela), assim como uma debate realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (29 de Maio de 2002). Recordo aqui um pouco esse percurso de investigação, que retomarei em breve.

Nos congressos partidários, há grande interacção entre políticos e jornalistas. Os políticos pretendem colocar as suas propostas na agenda jornalística e pública, nomeadamente as moções que apresentam ao congresso. Os jornalistas procuram salientar lutas ou clivagens entre congressistas, em especial o líder e os seus principais opositores. A sala de reunião e os corredores ou hall de acesso são os espaços visíveis onde uns e outros trocam impressões e tentam negociar o significado das suas posições. A programação do discurso do líder para a hora do noticiário, a forma como o palco está montado (púlpito, cores de fundo) e a adequação dos espaços de trabalho dos jornalistas são objectivos, por parte dos organizadores, para "fazer um bom congresso", nomeadamente junto dos jornalistas da televisão. Cada vez mais, os congressos são acontecimentos mediatizados.

O trabalho resultou de uma investigação empírica em congressos e convenções partidárias do PSD, PS, CDS-PP e PCP, ao longo de 2002. A metodologia empregue foi: observação participante nos congressos, análise de conteúdo das notícias televisivas (RTP1, RTP2, SIC e TVI, nos dias das reuniões partidárias) e entrevistas com jornalistas de televisão (editores) e assessores de imprensa dos partidos.

1 comentário:

sabine disse...

Obrigado por nos deixar aprender tanto consigo. ;)