terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Imagens dos caminhos-de-ferro



Há 40 anos, o Boletim da CP, com a assistência técnica da Associação Fotográfica do Porto, avançou com um Salão de Arte Fotográfica, no Porto (1 a 30 de Outubro de 1966). Motivos: os cinquenta anos do edifício de S. Bento, a estação portuense dos caminhos-de-ferro, e a finalização da electrificação da linha do Norte.

No catálogo, reuniram-se 83 fotografias de 23 fotógrafos, a maioria com residência no Porto, havendo também gente de Lisboa e Funchal entre outros concorrentes. Da nota de abertura do mesmo catálogo, assinada por Élio Cardoso, o editor do Boletim da CP, lia-se: "Tal como à literatura, gravura, pintura, escultura, numismática, e outras artes, também o caminho de ferro interessou, com a sua vitalidade dinâmica e criadora, a arte fotográfica".




Exceptuando a última das imagens seguintes, uma representação do interior da estação - em obras neste início de 2006 -, as outras são fotografias que obteriam prémios nesse salão, a saber (nome e título): 1), Bernardino Pires (A "23"), 2) Bernardino Pires (Missão cumprida), e 3) Joaquim Reis Balsinha (S. Bento à meia-luz). O motivo central destas três fotografias era a memória das carruagens a vapor [quando se festejava a electrificação das linhas]. Delas ainda tenho uma lembrança ténue de as ver sob aqueles telhados com arquitectura de ferro.





3 comentários:

Anónimo disse...

eu sou suspeito mas adoro o sentido antigo dos caminhos-de-ferro. Adoraria fazer aquelas viagens pelo Canadá.

Anónimo disse...

Ainda viajei na linha do Oeste com locomotivas a vapor.

Jorge Guimarães Silva disse...

Ainda me lembro de ver do Colégio onde fiz a escola primária (aquele edifíco branco que se vê por cima da ponte D. Maria), as máquinas a vapor que passavam na linha da alfândega. Também cheguei a ir à Póvoa de Varzim com os meus pais num comboio puxado por uma locomotiva a vapor (na mesma linha onde hoje anda o moderníssimo Metro do Porto)