quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

O BLOGUE I.C PASSOU DO MUDO PARA O SONORO

Hoje, entre as 12:00 e as 13:00, estive na Antena 2, no programa de Luís Caetano, Um certo olhar. Pode ouvir, em podcasting, clicando aqui, em Vozes da rádio, em especial a partir do minuto 08:07 (os meus agradecimentos a Jorge Guimarães Silva, do blogue A Rádio em Portugal).

Correcção e adenda (em 12 de Janeiro, pelas 18:45): 1) de um leitor amigo e companheiro, recebi esta rectificação, a qual agradeço: "Não é correcto dizer que a gravação está disponível em podcast. Para isso acontecer, a gravação em mp3 tem de ter um feed (o código XML ou RSS), e não tem, sendo que o conceito de podcasting implica alguma periodicidade (há um programa que tem edições regulares e que eu posso receber num agregador sem ter de o contactar, basta subscrever o feed)", 2) além de Luís Caetano, no programa da Antena 2 de ontem esteve Inês Forjaz, também do canal de música clássica da RDP, como é perceptível na audição, e que seleccionou um magnífico conjunto de anúncios da rádio (alguns deles mais recentes que a dimensão temporal do meu livro).

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem ter tido ainda ocasião para sintonizar este ‘Um certo olhar’, fiquei fã da sua qualidade.
Teve muita piada recordar vozes famosas dos anos 40s ... o trabalho de colaboração que o ‘grupo de amigos’ profissionais aceitava aos carolas amadores e ouvintes – os semfilistas e os radiófilos … a então pretenciosa e enigmaticamente chamada ‘sociedade de conhecimento’ ... o lançamento da EN e outras, através de propaganda lançada em altifalantes nas praças, com palestras ministeriais. E que dizer da expectativa de impacto ideológico na voz de locutores lendo certas mensagens políticas?

Parabéns RS – julgo que a ideia de colocar no blogue 1 programa de rádio, ou excertos dele, é inovadora e o resultado, hoje, foi extremamente didáctico.
Nestas ingénuas configurações do nascimento da rádio e da conformação dos seus cultores, reconheço alguma da carolice actual dos blogueiros e dos seus visitantes, colaboradores e comentadores.
A voz dos blogues tem sonoridades insuspeitas, mas revela a mesma necessidade de participação num qualquer tipo de sonho colectivo, ou em sonhos díspares; com uma lógica de sucesso inquestionável e, suponho, com uma projecção idêntica à da rádio, num curto prazo.
E o fascínio das vozes da rádio ... repete-se no das palavras escritas e das imagens da net;
Mas nada é tão portátil como a rádio - aí estamos de acordo – quanto à imaginação e à fantasia que suscita, que a faz ser um meio de comunicação ‘quente’, haverá paralelo nos blogues?

Anónimo disse...

Parabéns pela entrevista de ontem e pela ideia de deixar o podcast do programa disponível no blog! Ontem dei uma aula entre as 18h e as 20h e apenas consegui escutar a sua última frase, em directo na Antena 2!...

Anónimo disse...

Primeiramente parabéns pelo seu sitio, a que hoje taxonomicamente se classifica de "blog".
Foi bom, não relembrar, como mje referiu, visto que não tenho idade para ter participado como ouvinte, mas sim, compreender que talvez os pequenos excertos transmitidos se possam constituir como elementos comparativos da actualidade e desse modo demonstrar [talvez], que, "[...]a rádio de hoje em Portugal é uma grande confusão".
Os meus parabéns pelo seu trabalho e sucessos para o seu livro.
Chuva Vasco