domingo, 5 de fevereiro de 2006

MARCAS, PUBLICIDADE E RELAÇÕES PÚBLICAS

Foi sobre este tema que Catarina Nunes escreveu ontem no Expresso. Razão principal: o lançamento, na próxima quarta-feira de manhã e no hotel Altis (Lisboa), do livro de Al Ries e Laura Ries (filha daquele), The fall of advertising & the rise of PR.

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Para Ries&Ries, a "ascensão das relações públicas é o resultado natural da queda da publicidade. As empresas precisam de encontrar formas de comunicar e, se a publicidade está a ter cada vez menos eficácia, a única hipótese é utilizar as RP".

Os autores apontam, por exemplo, a indústria do tabaco, de que a publicidade foi totalmente banida. O modo de a conhecer passa, assim, pelas relações públicas. E anotam ainda os êxitos recentes de marcas como Google, Harry Potter, eBay e Starbucks. Sobre a eBay, lê-se no cimo do texto: "Sem fazer publicidade, o eBay tornou-se um fenómeno publicitário com um conceito pioneiro: um «site» onde as pessoas podem comprar e vender tudo". Ou ainda quando as marcas são as primeiras a chegar como categoria, caso do "iPod da Apple, que foi o primeiro leitor de MP3 com disco rígido".

O blogueiro vai, dentro das suas disponibilidades de tempo, dar atenção próxima ao livro agora anunciado. Até porque ele quer pôr o
Indústrias Culturais nessa onda de relações públicas.

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