Ontem ao fim da tarde, na FNAC do Chiado, foi apresentado o livro de Edward Bernays (1891-1995), Propaganda, em edição da Mareantes. Livro publicado originalmente em 1928, a edição portuguesa segue a recente reedição americana, com prefácio de Luís Paixão Martins, presente no lançamento da obra.
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Do prefácio e da apresentação da obra, retiro as seguintes ideias: Edward Bernays, considerado o pai das relações públicas, terá sido o primeiro a formular o modelo das relações públicas como um acto público (ou evento), além de desenvolver as práticas de escrita de notas de imprensa, product placement, oportunidade fotográfica e técnicas de lóbingue político, dando ainda relevância ao marketing research e à segmentação de mercado. Bernays, o "pai da influência" [spin] começou a trabalhar como agente de imprensa da Broadway, tendo-se especializado naquilo a que designou como consultor de relações públicas.
Propaganda foi o segundo livro de Bernays, a seguir a Crystallizing public opinion (1923). Nos anos de 1980, fez sair um último livro: The later years: public relations insights. O livro agora lançado no mercado custa €15,20 e tem 184 páginas.
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