quinta-feira, 16 de março de 2006

MUNDO DOS VIDEOJOGOS

Ana Braz e Hugo Oliveira escolheram para tema de trabalho os videojogos. Como os outros grupos de alunos já aqui apresentados, o seu trabalho baseou-se num inquérito de 100 indivíduos, a maioria realizada no próprio campus da UCP, o que daria uma retrato muito homogéneo.

Os dois alunos, da variante digital da licenciatura, dividiram o inquérito em três parcelas: 1) estudo sociodemográfico, 2) hábitos de consumo de videojogos para consola, e 3) análise do impacto do novo produto da Sony, a Playstation PSP. Assim, de 56 mulheres e 44 homens inquiridos, 88% têm entre 21 e 25 anos, 8% entre 26 e 30 anos, com 94% a viver na Grande Lisboa e Vale do Tejo e 83% estudantes.

Quanto aos hábitos de consumo,38% dos homens costumam jogar consolas, número que baixa para 18% nas mulheres. Já à hipótese "nunca experimentaram", houve 0% de homens e 13% de mulheres que assim responderam. Relativamente a conhecimento de marcas, a Sony distanciava-se, com 42% de respostas, seguindo-se a Nintendo com apenas 14%. A média de idade com que os respondentes começaram a jogar foi a dos 10 anos, sendo da ordem de 10% a frequência de 2-3 vezes por semana, baixando para 8% todos os dias, no público masculino. Os valores nas raparigas e mulheres era mais baixo que no sexo oposto, excepto a frequência de uma vez por mês (15%). Como o inquérito não elucida melhor esta variável, é de admitir uma menor fiabilidade na análise. Em termos de possuir uma consola própria, 21% dos homens e 8% das mulheres respondeu afirmativamente.

Quanto ao tipo de jogos que mais aprecia/joga, as mulheres ordenaram assim as suas preferências: estratégia, aventura, acção, desporto, RPG (Role Playing Game). Isto ao passo que os homens indicam a sequência de desporto, acção, estratégia, aventura e RPG. Os homens indicaram os jogos Pro Evolution Soccer, Grand Turismo 4 e Grand Theft Auto - San Andreas, ao passo que as mulheres sugeriram The Sims e Tomb Raider.




Os dois finalistas da licenciatura da UCP procuraram analisar a relação dos inquiridos com a PSP, uma consola que incorpora funcionalidades de jogo, leitor de ficheiros mp3 ,armazena e tira fotos e permite visualizar filmes. Para maior simplificação, abandonaram a distinção do género e avaliaram a familiaridade dos 75 conhecedores da nova máquina face às suas funcionalidades, concluindo que a funcionalidade "tirar fotografias" era a de menor conhecimento.

Das vantagens da PSP, 35% dos respondentes destacaram a portabilidade, 16% o tamanho e 14% o grafismo, com uma quantidade elevada (35%) a NS/NR. Já das desvantagens, o número NS/NR é elevado (69%); o preço (14%), o ecrã (9%) e a bateria (8%) foram as desvantagens indicadas.

Sem comentários: