terça-feira, 7 de março de 2006

OS MEUS LIVROS

meuslivros.jpgDo número de Março, destaco livros do palco (Anton Tchékhov, Oscar Wilde, William Shakespeare, Thomas Bernhard, Harold Pinter, Molière, Samuel Beckett e outros). Mas também os livros sobre comunicação editados em Portugal, que aqui também tenho falado: Fernando Correia, Pedro Coelho, Eduardo Cintra Torres, Rui Marques e Carla Martins.

E ainda Francisco Vale, o editor da Relógio d'Água. Antigo jornalista (Diário de Lisboa, O Jornal), juntou-se com dois outros jornalistas (Fernando Dacosta e Rogério Rodrigues) e fundou a editora. Algum tempo depois estava sozinho. Deixou o jornalismo e dedicou-se a tempo inteiro ao trabalho de fazer livros.

Na entrevista dada a João Morales, o director da revista Os Meus Livros, diria Francisco Vale: "Procurei fazer uma editora que não se limitasse a editar livros que tenham venda garantida, mas sim criar uma espécie de envolvimento de leitores em torno da actividade da editora. Ou seja, que quando alguém compra um livro nosso, mesmo que não conheça, pode ter uma certa confiança que é um livro de qualidade".

A revista dá ainda conta das edições saídas este mês: 67 editoras publicam 376 livros! Estes vão desde romances a livros de teatro (caso do teatro completo de Beckett, na Quasi) ou Lili Caneças - cinderela ao contrário (de uma editora que desconhecia: Voxgo). Para quem gosta de cinema, o volume 2 do livro de Gilles Deleuze, A imagem-tempo-cinema 2, da Assírio & Alvim, estará nas livrarias um destes dias.

Sem comentários: